
Segundo o levantamento, a redução na quantidade e frequência de chuvas é apontada como o principal fator prejudicial ao desenvolvimento da cana-de-açúcar, superando até mesmo a elevação das temperaturas com as mudanças climáticas
Um estudo do Laboratório Nacional de Biorrenováveis do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) projeta que as mudanças climáticas poderão provocar queda na produção brasileira de cana-de-açúcar de até 20% nos próximos dez anos.
A diminuição, de acordo com a pesquisa, causaria um efeito drástico similar no mercado de etanol combustível e no setor de biocombustíveis do Brasil. O país é líder mundial na produção e consumo de biocombustíveis.
Segundo o levantamento, a redução na quantidade e frequência de chuvas é apontada como o principal fator prejudicial ao desenvolvimento da cana-de-açúcar, superando até mesmo a elevação das temperaturas.
“A projeção foi possível graças a técnicas de modelagem agroclimática. Os pesquisadores analisaram dados climáticos históricos e fizeram simulações considerando variáveis para estimar o que pode acontecer, nos próximos anos, com a cultura de cana na região Centro-Sul do Brasil”, destacou o CNPEM, em nota.
Dados climáticos
A região estudada abrange os estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que produzem atualmente 90% da cana-de-açúcar do país. A pesquisa utilizou dados climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e adotou o modelo Crop Assessment Tool, desenvolvido pelo CNPEM, para descobrir como as mudanças climáticas podem afetar a produtividade da cana-de-açúcar.
“A queda na produção já começou a ser sentida e pode se agravar, caso não sejam adotadas ações para mitigar os impactos ambientais. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima redução de 3,8% na safra de 2024/2025, em consequência dos baixos índices pluviométricos e das altas temperaturas na região Centro-Sul”, ressalta a pesquisa.
O principal participante do estudo, o engenheiro agrícola Gabriel Petrielli, alerta que a diminuição da produção da cana poderá causar uma forte queda nas receitas no setor.
“O recuo na produtividade da cana-de-açúcar pode levar a uma redução da receita de CBIOs da ordem de US$ 1,9 milhão para cada bilhão de litros de etanol produzido, resultando em uma perda de receita no setor da ordem de US$ 60 milhões anualmente”, destaca.
Compre Rural com Agência Brasil
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Criado nos Estados Unidos no século XIX, o Poland China é resultado de cruzamentos entre linhagens chinesas e europeias, e detém o recorde do maior peso já registrado em um suíno. Continue Reading Conheça a raça de porco mais pesada do mundo, a gigante da suinocultura O médico veterinário e pesquisador Joares May explicou as principais diferenças entre as onças-pintadas, pardas e pretas. Continue Reading Onça é tudo igual? Especialista explica a diferença entre pintada, parda e preta Segundo estudos da Embrapa, perdas causadas por geadas chegam a comprometer até 70% da produção em determinadas regiões, quando não há proteção adequada Continue Reading Geada no campo: técnica de congelamento protege pomares do frio intenso Parece um daqueles causos que surgiam no interior, mas essa é verdadeira e registrada. Com 2,7 metros de comprimento e 1.157 kg, o maior porco do mundo Big Bill se tornou uma lenda antes de sua morte precoce. Alta de mais de 300% nas exportações de leite e lácteos para China e a retração dos EUA impulsionam avanço brasileiro no mercado chinês no 1º trimestre de 2025, o que torna os asiáticos um dos maiores compradores de leite e lácteos do Brasil Continue Reading Brasil tem alta de mais de 300% nas exportações de leite e lácteos para China A ideia de utilizá-la como repelente se baseia na premissa de que sua consistência e composição poderiam ajudar a afastar moscas e carrapatos Continue Reading Utilizando margarina como repelente de insetos no gadoConheça a raça de porco mais pesada do mundo, a gigante da suinocultura
Onça é tudo igual? Especialista explica a diferença entre pintada, parda e preta
Geada no campo: técnica de congelamento protege pomares do frio intenso
Conheça o maior porco do mundo, Big Bill atingiu 1.157 kg e 2,7 metros de comprimento
Brasil tem alta de mais de 300% nas exportações de leite e lácteos para China
Utilizando margarina como repelente de insetos no gado