Produção de leite cresceu 3% no primeiro trimestre

Produção de leite cresceu 3% no primeiro trimestre

PARTILHAR
genomica em gado leiteiro
Foto: Divulgação

A pesquisa trimestral do leite, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente aos primeiros três meses deste ano, foi publicada em junho. 

Para o levantamento foram considerados os volumes de leite adquiridos pelos laticínios com algum tipo de inspeção sanitária (municipal, estadual e/ou federal). 

De janeiro a março foram coletados 6,2 bilhões de litros de leite no país, um aumento de 3% em relação a igual período do ano passado. Este foi o maior volume captado neste intervalo desde 1997.

O volume cresceu em todos os meses na comparação com o ano passado. Veja na figura 1.

Figura 1.Volume de leite adquirido em 2018 e 2019 no Brasil – em bilhões de litros.

190627-noticia-3-1
IBGE / Elaborado por Scot Consultoria – www.scotconsultoria.com.br

No primeiro trimestre de 2018, o volume captado havia reagido 2,7% frente a igual período de 2017. 

Em 2019, com o produtor incentivado, com o preço do leite 6% maior em valores reais (deflacionados pelo IGPI – Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna) no período de janeiro a maio, a produção cresceu em maior proporção comparado com os anos anteriores.

Em contrapartida, a demanda comedida na ponta final da cadeia começa a pressionar o preço do leite para o produtor já no final do primeiro semestre.

Fonte: Scot Consultoria

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com