Produção de leite sinaliza queda em 2021, e agora?

Sazonalmente os 6,5 bilhões de litros captados entre janeiro, fevereiro e março são inferiores em 3,3% em relação ao quarto trimestre de 2020.

Os dados preliminares da Pesquisa Trimestral do Leite do IBGE para o primeiro trimestre de 2021, divulgados nesta quarta-feira (13/05), apontam um aumento de 1,3% na captação de leite cru resfriado, em relação ao mesmo trimestre de 2020, como mostra o gráfico 1 — indicando praticamente uma pequena tendência de aumento em relação ao mesmo período do ano anterior.

Sazonalmente os 6,5 bilhões de litros captados entre janeiro, fevereiro e março são inferiores em 3,3% em relação ao quarto trimestre de 2020.

Gráfico 1. Captação formal: variação em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Fonte: elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do IBGE. 

O aumento da produção frente ao primeiro trimestre de 2020 ainda é resultado da boa condição de rentabilidade do produtor (Receita Menos Custo de Ração – RMCR) no final de 2020, cenário que mudou drasticamente este ano, principalmente a partir do mês de março, com quedas no preço de leite ao produtor e incremento nos custos de milho e soja.

Gráfico 2. Evolução do indicador Receita Menos Custo da Ração (RMCR).

Fonte: elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do DERAL/SEAB/PR e do Cepea.

A queda no RMCR sugere uma queda na produção de leite no segundo trimestre do ano e, de alguma forma, este cenário já vem sendo percebido pelas perspectivas de recuperação de preços ao produtor e, no curtíssimo prazo, no mercado spot.

Fonte: Milk Point

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM