
O país vizinho tende recuperar as grandes perdas sofridas na safra passada e aumentar área plantada em 3%.
A área a ser plantada com soja para a safra 2023/24 na Argentina deve atingir 16,8 milhões de hectares, um aumento de 3% em relação à temporada anterior, segundo estimativas da consultoria Safras & Mercado.
A produção está estimada em 48,50 milhões de toneladas, um aumento de 130% em relação à campanha passada, quando apenas 21,1 milhões de toneladas foram colhidas, resultado da forte seca.
As províncias que teriam a maior produção de soja seriam Buenos Aires, Córdoba, Santa Fé, Santiago del Estero e Entre Ríos.
Depois de uma das piores safras da oleaginosa argentina, espera-se uma recuperação significativa em termos de área, rendimento e produção.
Assim, as províncias mais significativas que foram fortemente afetadas durante 2022/23 (Buenos Aires, Córdoba, Santa Fé, Entre Ríos e La Pampa) devem apresentar um forte aumento, voltando à normalidade.
Por outro lado, a região norte do país pode ter uma diminuição em sua área plantada. Assim, pode gerar uma queda em termos produtivos, mas não representativa a nível nacional.
Fonte: Agência Safras
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. O trabalho traz evidências importantes para orientar políticas públicas e instrumentos financeiros que promovam o uso mais inclusivo, intensivo e ambientalmente sustentável da terra. Supremo Tribunal Federal barra cobrança retroativa de ICMS sobre transferências de gado entre fazendas do mesmo produtor Continue Reading STF impede cobrança retroativa de ICMS e traz alívio ao agro O país tinha no fim de julho 6,118 milhões de pessoas desocupadas, o menor contingente desde o último trimestre de 2013. Continue Reading Desemprego recua para 5,6%, a menor taxa desde 2012, mostra IBGE Metade das exportações brasileiras de frango saíram por Paranaguá em 2025 e Farelo de soja já representa quase um terço da movimentação nacional. A qualidade da cana, medida pelo Açúcar Total Recuperável (ATR), também recuou, passando de 148,4 quilos por tonelada para 144,2 kg/t, uma queda de 2,9%. Continue Reading Cana/CTC: produtividade cai 1,6% em agosto no Centro-Sul e qualidade recua 2,9% No cenário internacional, os valores do demerara recuaram, pressionados pelas projeções de boa safra na Ásia, especialmente na Índia e na Tailândia. Continue Reading Preço do açúcar segue estável em SP, mas cai no mercado externoEstudos confirmam viabilidade econômica de sistemas sustentáveis de produção na Amazônia e no Cerrado
STF impede cobrança retroativa de ICMS e traz alívio ao agro
Desemprego recua para 5,6%, a menor taxa desde 2012, mostra IBGE
Porto de Paranaguá lidera exportações de soja e amplia participação de mercado em farelo e proteínas animais
Cana/CTC: produtividade cai 1,6% em agosto no Centro-Sul e qualidade recua 2,9%
Preço do açúcar segue estável em SP, mas cai no mercado externo