
Os dados foram divulgados nesta terça-feira (11) pela Emater/RS-Ascar, durante a Expodireto Cotrijal, em Não-me-Toque (RS).
São Paulo, 12 – A soja, principal cultura do Rio Grande do Sul, deve registrar uma safra menor em 2024/25, em comparação com a temporada anterior. Apesar do leve aumento de 0,3% na área plantada, para 6,7 milhões de hectares, a produção foi estimada em 15,07 milhões de toneladas, uma queda de 17,4% em relação à safra passada.
A produtividade média foi projetada em 2.240 kg/ha (37,33 sacas/ha), 20,3% abaixo da registrada no ciclo anterior, reflexo das condições meteorológicas adversas, com chuvas escassas e irregulares. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (11) pela Emater/RS-Ascar, durante a Expodireto Cotrijal, em Não-me-Toque (RS).
De acordo com a instituição, o levantamento da segunda estimativa da safra de grãos de verão indica que o Rio Grande do Sul deve colher 28,05 milhões de toneladas de grãos em uma área cultivada de 8,43 milhões de hectares.
O diretor técnico da Emater/RS, Claudinei Baldissera, afirmou em nota que “a estiagem causou impacto severo no rendimento das lavouras de soja, principalmente nas fases críticas de desenvolvimento”. A falta de chuvas regulares reduziu significativamente o potencial produtivo da cultura no Estado.
Milho
A produção de milho, em compensação, deve registrar crescimento de 6,1% na comparação anual, totalizando 4,7 milhões de toneladas. A área plantada com o grão foi de 696,5 mil hectares, com uma produtividade média de 6.866 kg/ha, alta de 21,6% em relação ao ciclo anterior. O vice-governador Gabriel Souza, que participou do evento, ressaltou a importância da divulgação dos números durante a feira. “Essa é uma divulgação fundamental para mostrar o quanto fomos afetados pela estiagem”, disse em nota.
Arroz
Outras culturas também apresentaram variações significativas. O arroz irrigado deve alcançar uma produção de 8,126 milhões de toneladas, crescimento 12,9% ante 7,198 milhões de toneladas colhidas em 2023/24. Baldissera salientou que os dados da Emater estão em linha com os apresentados pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). A área de arroz subiu 7,8% em 2024/25 e ficou em 970,194 mil hectares, ante 900,203 mil hectares cultivados na temporada anterior. O rendimento final das lavouras atingiu 8.376 quilos por hectare, recuando 0,1% frente aos 8.387 quilos obtidos no ano passado.
Para o feijão 1ª safra, a produção do RS em 2024/25 teve avanço de 22,7% e ficou em 49,901 mil toneladas, ante 40,666 mil toneladas registradas em 2023/24. Conforme Baldissera, para o feijão 2ª safra, a colheita no Estado somou 18,196 mil toneladas em 2024/25, 19,8% aquém das 22,683 mil toneladas colhidas em 2023/24.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Fazenda Espinilho abre gira técnica do Mundial Braford
A gira antecede a programação que tem continuidade no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), bem como a 18ª Exposição Nacional da Raça Hereford.
Continue Reading Fazenda Espinilho abre gira técnica do Mundial Braford
Colheita do arroz avança no Rio Grande do Sul mas preços preocupam produtores
A produtividade é satisfatória e indica uma safra dentro da normalidade até o momento, com alguns poucos produtores ultrapassando médias históricas.
Continue Reading Colheita do arroz avança no Rio Grande do Sul mas preços preocupam produtores
IGC eleva projeção da safra global de grãos de 2024/25 para 2,306 bilhões de t
O consumo em 2024/25 foi projetado em 2,334 bilhões de toneladas, aumento de 2 milhões de t ante o projetado em fevereiro.
Continue Reading IGC eleva projeção da safra global de grãos de 2024/25 para 2,306 bilhões de t
O que cultivar no outono? Descubra as frutas e hortaliças da estação
Durante essa transição entre o calor do verão e o frio do inverno, é possível aproveitar temperaturas mais equilibradas, que favorecem o crescimento de culturas adaptadas a essas condições
Continue Reading O que cultivar no outono? Descubra as frutas e hortaliças da estação
TotalEnergies mira hidrogênio verde de projeto no Brasil, dizem fontes
Segundo fontes da Bloomberg News, Empresa francesa de energia poderia ser um dos principais compradores do hidrogênio a ser produzido em uma planta planejada pela Casa dos Ventos.
Continue Reading TotalEnergies mira hidrogênio verde de projeto no Brasil, dizem fontes
Consignado para CLT busca proteger trabalhador de juros, diz Haddad
“Apesar do aumento da Selic, nós estamos abrindo um caminho para permitir que você renegocie suas dívidas a taxas mais civilizadas”, disse.
Continue Reading Consignado para CLT busca proteger trabalhador de juros, diz Haddad