Produtividade agropecuária cresceu na média de 3,36% ao ano

Produtividade agropecuária cresceu na média de 3,36% ao ano

PARTILHAR
Estudo da Embrapa é feito em fazenda de Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Avaliação foi apresentada nesta segunda-feira (7/10) pelo Ministério da Agricultura, os dados apontam um crescimento da produtividade agropecuária de mais de 3% ao ano. Veja!

Estudo do Ministério da Agricultura aponta que a produtividade da agropecuária brasileira avançou a média de 3,36% ao ano no período de 1975 e 2018.

O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (7/10), em Brasília, e incorpora dados preliminares do Censo Agropecuário 2017 e de pesquisas anuais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o estudo, o desempenho é superior à média histórica do setor nos Estados Unidos (1,38% entre 1948 e 2015), além de países como Argentina, Austrália e China.

Para o coordenador-geral de Avaliação de Políticas e Informação da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, José Garcia Gasques, a melhora na produtividade está associada principalmente à qualificação de mão de obra e à eficiência no uso de máquinas e implementos agrícolas.

Entre 2000 e 2009, a produtividade aumentou 3,8% ao ano, em média, enquanto o volume de produção cresceu 5,2%, destaca o ministério.

Porém, esse movimento se desacelerou entre 2014 e 2018, devido à crise econômica e aos prejuízos climáticos nas safras de grãos – especialmente arroz, milho e algodão em 2016 e 2018.

O estudo avaliou lavouras perenes e temporárias, produção animal e de leite, mel, seda e casulo, além de abates de bovinos, suínos e aves e insumos. A pesquisa teve participação da Embrapa e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Fonte: Estadão Conteúdo

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com