Este sistema, complementa a secretaria, “permitirá acompanhar e registrar o histórico, a localização atual e a trajetória de cada animal identificado”. O plano vai vigorar de 2025 a 2032.
O Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Bubalinos (PNIB), lançado este mês pelo Ministério da Agricultura, deve fortalecer ainda mais a proteção do rebanho paranaense, avaliou, em nota, a Secretaria de Agricultura do Paraná. O Estado é considerado zona livre de febre aftosa, sem vacinação, o que requer um reforço dos sistemas de defesa agropecuária para prevenir a entrada do vírus em seu território.
Segundo a nota da pasta, o PNIB tem como principal objetivo qualificar e aprimorar a rastreabilidade dos rebanhos de bovinos e bubalinos, “ao implementar um sistema de identificação individual”, diz. Este sistema, complementa a secretaria, “permitirá acompanhar e registrar o histórico, a localização atual e a trajetória de cada animal identificado”. O plano vai vigorar de 2025 a 2032.
Além disso, na nota, o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins, disse esperar o incremento da capacidade de resposta a surtos de doenças e um reforço do compromisso do Brasil com o cumprimento dos resultados sanitários dos mercados internacionais.
A identificação individual dos bovinos substituirá a rastreabilidade animal feita em lotes, por meio da Guia de Trânsito Animal (GTA). “O comprador dos produtos e o consumidor final estão cada vez mais rigorosos em relação à qualidade, por isso a rastreabilidade é uma exigência deles”, reforçou Martins. “Além de atendermos a essa exigência do mercado, poderemos fazer uma vigilância mais efetiva, controlando o rebanho do Estado e os animais que chegarem sabendo exatamente de onde vieram.”
O Paraná possui um rebanho de 10 milhões de cabeças e, a partir de agora, aprofunda discussões entre os membros do Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Paraná (Fundepec) sobre a aplicabilidade do PNIB no Estado. Segundo a nota da secretaria, o cronograma prevê que nos dois primeiros anos seja organizado todo o sistema, com portarias e resoluções oriundas do Ministério da Agricultura, e a formação de um banco de dados nacional. “Os Estados terão este período para constituírem seus próprios sistemas, tendo como base o modelo nacional”, acrescenta.
Em 2027 a identificação individual dos animais começa pelos nascidos a partir dali. Os outros entram na sequência em época de vacinação ou de manejo sanitário, com previsão de ter todos identificados até 2032.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias. O PL propõe, entre outros pontos, a modernização do seguro rural no país e regulamenta do Fundo de Catástrofe. Continue Reading Para CNA, projeto aprovado no Senado moderniza e fortalece seguro rural A solução? É simples, mas exige coragem raramente encontrada em nosso legislativo e executivo, que é enterrar esse morto para que não mais interfira nos assuntos dos vivos, aponta Eng. Agrônomo Rafael Salerno Decisão do TJPR suspende busca e apreensão de maquinários e reafirma o direito do produtor rural ao alongamento da dívida, destacando a função social da atividade agropecuária Em uma decisão que ecoa a importância da função social da propriedade e do crédito rural, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) concedeu uma liminar… Evento reúne tradição, genética consagrada e a força do JGC Ranch em uma celebração que acende o coração quartista; Save The Date: O Entusiasta XJGC, marcado para 11 de dezembro de 2025, às 19h Continue Reading O Entusiasta XJGC promete uma noite para acender o coração dos quartistas Receita Federal publicou os editais que permitem negociar dívidas diretamente com o órgão; O valor do desconto pode chegar a 70%, a depender do valor da dívida Preservar a saúde do solo é essencial para assegurar produtividade e rentabilidade, já que toda a produção depende diretamente da qualidade dessa base.Para CNA, projeto aprovado no Senado moderniza e fortalece seguro rural
Javalis engolem o Ibama em 2025
Justiça suspende apreensão e garante essencialidade de máquinas agrícolas de produtor
O Entusiasta XJGC promete uma noite para acender o coração dos quartistas
Receita Federal dá prazo até dia 30 para produtor quitar dívidas; regularização tem ‘descontaço’
Dia Mundial do Solo: setor produtivo garante preservação do solo com adoção de práticas sustentáveis





