Programa Nacional de Touros Jovens atrai atenção de criadores

Programa Nacional de Touros Jovens atrai atenção de criadores

PARTILHAR
Foto: Reprodução Instagram

Edição 2017 contará com Teste de Eficiência Alimentar e já atrai atenção de criadores de todo o país

Criadores de vários estados diferentes, incluindo Rondônia, Pará, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Goiás, já inscreveram animais para participação da edição 2017 do Programa Nacional de Touros Jovens (PNAT). Já são 33 inscritos desde que o regulamento foi lançado no mês de janeiro.

“A intenção é atingir 100 animais, preenchendo todos os currais disponibilizados para o Programa pela FAZU”, comenta Lauro Fraga, gerente do Pró-Genética, informando que cada criador tem a possibilidade de participar com dois animais. Depois do dia 10 de abril, quando encerram as inscrições, essa quantidade poderá ser ampliada para os produtores inscritos para preenchimento da capacidade do local.

A grande novidade do PNAT 2017 é a obrigatoriedade do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar para as raças Nelore e Nelore Mocha. Para as demais raças, em havendo número mínimo, o teste também passa a ser obrigatório para aquela raça. A prova será realizada na FAZU, sob a supervisão nutricional da professora Juliana Pascoal. “Durante a ExpoZebu, o local ficará aberto à visitação, oportunizando os criadores conhecer melhor o funcionamento do teste que vem identificar essa característica de grande impacto econômico nos sistemas de produção”, comenta o gerente da ABCZ.

O valor da inscrição é de R$1.800,00, que poderá ser dividido em quatro parcelas. Lembrando que as inscrições para o Teste de Eficiência Alimentar se encerram no dia 10 de abril. Os animas inscritos serão recepcionados na Fazu entre os dias 24 e 26 de abril e o início do período de adaptação será dia 27 de abril.  Em agosto, os animais classificados como superior à média de sua classe participarão da ExpoGenética.

O regulamento do PNAT 2017 você encontra no endereço: http://www.abcz.org.br/Home/Conteudo/24890-Regulamento-PNAT-2017 .

PNAT. Ao todo, 480 touros já participaram das sete edições do PNAT, 92 congelaram e tiveram suas doses de sêmen distribuídas gratuitamente a propriedades cadastradas na ABCZ, promovendo a democratização do melhoramento genético. O Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens seleciona reprodutores zebuínos registrados com idades entre 18 e 30 meses onde os animais precisam ter o iABCZ máximo 5% para a raça Nelore e 10% para as raças Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Sindi e Tabapuã. Como diferencial, conta com um processo de seleção democrático com a participação de criadores, técnicos e centrais de inseminação.

Fonte ASBIA