Projeto adestra cães para a lida com gado

Projeto adestra cães para a lida com gado

PARTILHAR
projeto-cao-pastor-border-colie-e-blue-heeler
Foto: Projeto CÃO Pastor Uniderp

Projeto de faculdade sul-mato-grossense faz o adestramento de várias raças de cães que são utilizados para o trabalho na fazenda com ovinos e bovinos.

Marcelo Monteiro é docente do curso de Medicina Veterinária da Uniderp, e nos contou um pouco do projeto Cão Pastor que tem em seu foco o treinamento de cães de pastoreio. Duas raças são normalmente usadas para o pastoreio no Brasil, que são o Border Collie e Australian Cattle Dog, ou Boiadeiro Australiano, também chamado de Blue Heeler ou Red Heeler, que é uma raça de cães oriunda da Austrália.

São os alunos que mantém os animais no canil da faculdade que além da parte de treinamento e alimentação fazem a multidisciplinaridade focando a reprodução, bem-estar animal, sanidade e clínica. O projeto visa treinar cães para o trabalho em fazendas e pequenas propriedades que vão trabalhar com animais de produção, neste caso de ovinos e bovinos.

border-collie-apartando-ovelhas
Foto: Projeto Cão Pasto

Posso levar meu cão para o adestramento?

Qualquer produtor rural pode levar seu cão para o adestramento, entretanto inicialmente é feito um teste com o animal para saber se ele está apto ao trabalho com rebanhos. Cão admitido, os treinamentos são realizados todos os dias da semana, exceto aos domingos. O tempo de permanência depende muito do objetivo e indivíduo, entretanto normalmente o treinamento para ovinos leva de 2 a 3 meses e no caso de bovinos de 6 a 7 meses.

O docente comenta que os alunos são orientados e capacitados para dar o treinamento aos cães e que vários animais já foram adestrados na faculdade e estão em fazendas da região fazendo o trabalho.

Resultados

Vários pecuaristas já trouxeram mais de um animal para o adestramento pois viram as vantagens de ter os animais em suas propriedades. Normalmente ao final do treinamento é necessário que a pessoa (vaqueiro) que vai estar no dia-a-dia com o animal na fazenda seja treinado também para saber dar os comandos corretamente ao animal e saber como ele trabalha bem como sua índole.

Para saber mais sobre o projeto, clique aqui e acesse o Facebook do projeto.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.