A iniciativa é uma parceria entre a Embrapa, a Fetag/RS e os Sindicatos de Trabalhadores Rurais de Caçapava do Sul, Pinheiro Machado, Alegrete e Santo Antônio da Patrulha.
A Embrapa Pecuária Sul distribuiu mais 200 doses de sêmen de reprodutores bovinos de raças europeias para pecuaristas familiares do estado, no dia 23 de outubro, durante o Dia de Campo realizado na instituição. Trata-se de uma ação do Projeto de Qualidade e Excelência em Genética Bovina Taurina para a Agricultura Familiar (Qualigen), projeto que objetiva o melhoramento genético dos rebanhos de produtores familiares. A iniciativa é uma parceria entre a Embrapa, a Fetag/RS e os Sindicatos de Trabalhadores Rurais de Caçapava do Sul, Pinheiro Machado, Alegrete e Santo Antônio da Patrulha.
O sêmen é proveniente de touros testados e que se destacaram nas provas de avaliação de desempenho que a Embrapa Pecuária Sul realiza e foi doado pela Associação Brasileira de Angus e Ultrablack. Segundo a pesquisadora Vivian Timpani, coordenadora do Qualigen, juntamente com o material genético são distribuídos kits de inseminação artificial em tempo fixo (IATF), contribuindo com a qualificação dos produtores e o uso de técnicas mais modernas de reprodução.
Vivian Timpani ressalta que estas doses foram repassadas para os sindicatos de Alegrete e Santo Antônio da Patrulhas, dois municípios que passaram a integrar o projeto esse ano. “A partir da distribuição desses materiais, os sindicatos selecionam os produtores que participarão do projeto e ficam responsáveis pela logística e a inseminação, além do controle e acompanhamento zootécnico dos filhos dos cruzamentos”.
Segundo Vivian, os dados coletados são encaminhados à Embrapa e passam a integrar o banco de dados das associações e da instituição. “Essas informações vão compor nossa base de avaliação genética, contribuindo para aumentar a precisão das avaliações, em especial nos contextos de pecuária familiar”.
Qualigen
O projeto é voltado para a pecuária familiar e consiste em disponibilizar sêmen de touros que foram testados e que se destacaram entre os melhores dentro das provas de desempenho das raças taurinas Angus, Ultrablack, Hereford, Braford, Brangus e Charolês. A iniciativa busca levar genética de qualidade e, com o tempo, melhorar a qualidade dos rebanhos, aumentando assim o valor dos animais comercializados e contribuindo com a melhora dos sistemas de produção de pecuaristas familiares.
Texto: Róger S. Nobre
Fonte: Embrapa
VEJA TAMBÉM:
- Fachin vota para derrubar benefício fiscal que reduz 60% do ICMS de defensivo
- Agropalma retoma produção de biodiesel, após 15 anos, com nova usina em Belém
- PR retirará carne de ave cozida do regime de substituição tributária
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.