Promebo e Sebrae subsidiam testes de genômica e ultrassonografia de carcaça

De acordo com a superintendente de Registro Genealógico da ANC, Silvia Freitas, todas as raças avaliadas pelo Promebo serão contempladas.

A Associação Nacional de Criadores Herd Book Collares (ANC) e o Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), irão subsidiar testes genômicos e de ultrassonografia de carcaça, oferecendo uma oportunidade para criadores que desejam investir no melhoramento genético do rebanho.

De acordo com a superintendente de Registro Genealógico da ANC, Silvia Freitas, todas as raças avaliadas pelo Promebo serão contempladas. “Nosso projeto visa ampliar o uso dessas importantes ferramentas, que são a ultrassonografia de carcaça e a genômica. São técnicas que podem e devem ser utilizadas por todas as raças que utilizam dados do Promebo”, destacou.

Carrapato-do-boi: Investimento no controle garante retorno lucrativo, aponta estudo

Silvia ressalta que a ultrassonografia de carcaça já é utilizada, mas que a ideia agora é aumentar em massa esse número para reunir o maior volume possível de dados, visando a uma melhor seleção e, assim, qualificar ainda mais as raças em termos de produção de carne. “Na genômica já temos algumas raças avaliadas, e nosso objetivo é expandir para todas”, projetou.

A superintendente explica que a ideia inicial é formar uma população de referência, e para isso conta com a adesão da maioria dos criadores. Nesse sentido, a genômica vem também para acelerar processos, gerando resultados em características de difícil avaliação, como resistência a carrapato e eficiência alimentar. “E também ganhar tempo, porque atualmente temos que esperar os indivíduos nascerem, serem avaliados, terem seus dados próprios coletados, terem os filhos para, a partir daí e com base no desempenho destes filhos, conseguirmos atribuir um resultado. A genômica acelera esse processo porque, a partir do momento em que o animal nasce, já é possível prever o desempenho genético e para quais características ele terá resultados positivos”, explicou.

A parceria contemplará apenas propriedades com inscrição estadual no Rio Grande do Sul, sem limite para o envio de amostras.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM