
O projeto PL 1320/24 propõe mudanças importantes para reforçar a proteção das propriedades rurais contra invasões. Entretanto, ainda assegura ao proprietário a opção de, voluntariamente, vender o imóvel ao governo, seguindo as normas vigentes.
Um novo projeto de lei, o PL 1320/24, busca trazer mudanças significativas no que se refere à proteção das propriedades rurais contra invasões. A proposta proíbe permanentemente a desapropriação de imóveis rurais invadidos ou ocupados por conflitos agrários ou fundiários, eliminando o atual prazo de dois anos previsto pela legislação vigente.
Atualmente, de acordo com a Lei 8.629/93, uma propriedade rural invadida só pode ser desapropriada após dois anos de sua desocupação, ou quatro anos em casos de reincidência. Agora, o PL 1320/24 visa acabar com esse intervalo, estabelecendo que, uma vez invadido, o imóvel rural não poderá mais ser desapropriado, independentemente do tempo. Contudo, o projeto ainda permite que o proprietário, de forma voluntária, possa vender a terra ao governo, conforme as normas atuais.
Proteção aos proprietários e penalização aos incentivadores
A proposta também responsabiliza civil e administrativamente qualquer entidade ou órgão que incite invasões. Segundo o deputado Adilson Barroso (PL-SP), autor do projeto, a função social da propriedade não justifica invasões, especialmente aquelas acompanhadas de crimes como furto e depredação. “A invasão clandestina de terras e, por vezes, violenta, não é meio legal de impulsionar a reforma agrária”, destacou o parlamentar.
Movimentos como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) frequentemente defendem a desapropriação de áreas supostamente improdutivas para fins de reforma agrária. No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) já determinou, em decisões passadas, que o Judiciário não pode reconhecer ocupações ilegítimas como base para expropriação de propriedades privadas.
Impactos para o agronegócio com o PL 1320/24
A aprovação do PL 1320/24 representaria uma vitória para o setor rural, que frequentemente enfrenta invasões que trazem insegurança jurídica e prejuízos à produção. A medida busca garantir que produtores rurais não sejam punidos com a perda de suas terras em consequência de ações ilegais. Isso reforça o direito à propriedade privada, fundamental para a estabilidade no campo e para o desenvolvimento econômico.
O projeto de lei ainda será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
Direito de propriedade e segurança jurídica
Este projeto levanta um debate sobre a necessidade de maior proteção ao produtor rural e à propriedade privada no Brasil. Invasões têm causado grandes prejuízos econômicos e sociais, afetando diretamente a produção agrícola do país. A mudança proposta vem ao encontro de reivindicações do setor agropecuário, que defende maior segurança jurídica e o respeito ao direito de posse e propriedade.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Brasil e Índia fortalecem laços com foco no agro, etanol e protagonismo global
Além de firmar acordos em biocombustíveis e pesquisa agrícola, os países reforçam pedido conjunto por vagas permanentes no Conselho de Segurança da ONU
Continue Reading Brasil e Índia fortalecem laços com foco no agro, etanol e protagonismo global
VÍDEO: Curto-circuito mata 32 vacas e gera prejuízo de R$ 600 mil no interior do Paraná
Acidente envolvendo tomada elétrica no canzil alerta para riscos na estrutura das propriedades leiteiras; especialistas apontam medidas de prevenção para evitar tragédias semelhantes
Queda nos preços do leite: hora de abandonar a produção?
Os últimos levantamentos setoriais mostram que a participação dos pequenos produtores no volume total de leite produzido no País tem, de fato, diminuído.
Continue Reading Queda nos preços do leite: hora de abandonar a produção?
Inteligência artificial auxilia rastreabilidade na pecuária e aumenta a lucratividade do produtor
Procedimento que acompanha cada fase do ciclo produtivo dos animais foi incluído no Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos e será obrigatório em todo o país até 2032.
Safra 2025/26 de trigo brasileira deve atingir 6,9 mi ton
No recorte dos estados, os principais motivos para a redução de área no Paraná estão relacionados às frustrações ao longo das últimas safras.
Continue Reading Safra 2025/26 de trigo brasileira deve atingir 6,9 mi ton
Brasil abre mercado na União Europeia para castanhas de Baru
Com este anúncio, o agronegócio brasileiro alcança um total de 389 aberturas de mercado desde o início de 2023.
Continue Reading Brasil abre mercado na União Europeia para castanhas de Baru