Fiscais constataram que atividade agrícola sem práticas adequadas de manejo influenciou o surgimento de danos ambientais
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) coordenou uma operação para inspecionar imóveis rurais na região da Serra Geral, a sudeste do estado de Tocantins (TO), na divisa com o estado da Bahia. A atividade ocorreu entre os dias 11 e 15 de dezembro e se concentrou nos municípios de Lavandeira (TO), Taguatinga (TO) e São Desiderio (BA).
A ação foi conjunta com a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh/TO) e com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). O objetivo traçado pelo Ibama foi verificar o cumprimento de embargos e notificar os responsáveis para conter danos. Foram lavrados autos de infração e expedidas notificações.
As equipes confirmaram impactos ambientais que afetaram os córregos Bartolomeu e São Gonçalo. Os fiscais constataram que ambos estão sendo assoreados por causa do processo erosivo nas escarpas da Serra Geral, associados às atividades agrícolas de fazendas localizadas na Bahia.
O Ibama confirmou que os danos se iniciaram no topo da Serra, no estado da Bahia, em razão das atividades de agricultura intensiva sem as práticas adequadas de manejo e de conservação do solo. A prática provocou o desmoronamento da escarpa com carreamento de sedimentos e ocasionou o assoreamento de córregos e nascentes.
As notificações aos proprietários rurais pedem a adoção de medidas emergenciais de mitigação dos impactos da erosão, que devem ser implementadas nos próximos 30 dias. Entre elas: instalação de barreiras e enrocamento, execução de obras de curvas de nível (terraceamento) visando contenção do processo erosivo e estabilização do talude.
Com informações do Ibama
Governo publica MP que endurece regras do frete e amplia proteção a caminhoneiros
Estão previstas multas mais elevadas para contratantes que descumprirem o piso do frete, que podem variar de R$ 1 milhão a R$ 10 milhões por operação.
Continue Reading Governo publica MP que endurece regras do frete e amplia proteção a caminhoneiros
Cooperativa Tradição, do PR, inaugurará indústria de óleo e farelo de soja
Ainda conforme a cooperativa, o empreendimento foi estruturado com apoio do Finep, BNDES, BRDE, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Itaú.
Continue Reading Cooperativa Tradição, do PR, inaugurará indústria de óleo e farelo de soja
Lula questiona BC sobre corte da Selic: ‘esperava pelo menos 0,5%’
Apesar das tensões em torno da guerra no Oriente Médio, o Banco Central (BC) cortou os juros pela primeira vez em quase dois anos na reunião desta quarta-feira (18).
Continue Reading Lula questiona BC sobre corte da Selic: ‘esperava pelo menos 0,5%’
Abiove eleva projeção de processamento de soja para recorde de 61,5 milhões de t
Se confirmada, a marca representará novo recorde para o esmagamento da oleaginosa no País e avanço de 4,8%.
Continue Reading Abiove eleva projeção de processamento de soja para recorde de 61,5 milhões de t
O avanço do pirarucu: peixe amazônico é classificado como invasor em diversas regiões do país
Decisão do Ibama autoriza o abate obrigatório do peixe fora da Bacia Amazônica, gerando protestos da PeixeBR sobre a insegurança jurídica e os impactos econômicos para a piscicultura nacional.
Exportações de café solúvel do Brasil somam 7,4 mil toneladas em fevereiro
Embarques se recuperaram no mês passado, crescendo 13,9% ante fevereiro de 2025; no acumulado do ano, contudo, tarifas dos EUA ainda impactam desempenho.
Continue Reading Exportações de café solúvel do Brasil somam 7,4 mil toneladas em fevereiro





