Fiscais constataram que atividade agrícola sem práticas adequadas de manejo influenciou o surgimento de danos ambientais
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) coordenou uma operação para inspecionar imóveis rurais na região da Serra Geral, a sudeste do estado de Tocantins (TO), na divisa com o estado da Bahia. A atividade ocorreu entre os dias 11 e 15 de dezembro e se concentrou nos municípios de Lavandeira (TO), Taguatinga (TO) e São Desiderio (BA).
A ação foi conjunta com a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh/TO) e com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). O objetivo traçado pelo Ibama foi verificar o cumprimento de embargos e notificar os responsáveis para conter danos. Foram lavrados autos de infração e expedidas notificações.
As equipes confirmaram impactos ambientais que afetaram os córregos Bartolomeu e São Gonçalo. Os fiscais constataram que ambos estão sendo assoreados por causa do processo erosivo nas escarpas da Serra Geral, associados às atividades agrícolas de fazendas localizadas na Bahia.
O Ibama confirmou que os danos se iniciaram no topo da Serra, no estado da Bahia, em razão das atividades de agricultura intensiva sem as práticas adequadas de manejo e de conservação do solo. A prática provocou o desmoronamento da escarpa com carreamento de sedimentos e ocasionou o assoreamento de córregos e nascentes.
As notificações aos proprietários rurais pedem a adoção de medidas emergenciais de mitigação dos impactos da erosão, que devem ser implementadas nos próximos 30 dias. Entre elas: instalação de barreiras e enrocamento, execução de obras de curvas de nível (terraceamento) visando contenção do processo erosivo e estabilização do talude.
Com informações do Ibama
A “Grande Sincronização”: Por que 2026 desenha um cenário histórico para a pecuária global
Análise da Agrifatto aponta para um alinhamento inédito entre os maiores produtores de carne bovina do mundo. Entenda como a redução simultânea de oferta no Brasil, EUA, Argentina e Austrália deve impulsionar a arroba
Retirada de tarifas de 40% pelos EUA deve favorecer exportação brasileira de café
Pesquisadores do Cepea indicam que a medida, que era aguardada pelo setor exportador brasileiro, foi recebida com muito otimismo.
Continue Reading Retirada de tarifas de 40% pelos EUA deve favorecer exportação brasileira de café
ONU alerta para calor recorde em 2025 e projeções para 2026 indicam “transição perigosa”
ONU prevê 2025 como um dos anos mais quentes da história. Entenda o papel dos combustíveis fósseis e por que a transição para 2026 traz riscos de novos recordes.
Quando até os gigantes caem: o que a liquidação do Banco Master revela para o produtor rural
Liquidação extrajudicial do Banco Master expõe fragilidades do sistema financeiro e reforça que nem mesmo grandes instituições estão imunes a falhas — um alerta direto para produtores rurais que dependem do crédito para manter suas atividades.
TRF1 reforma decisão que suspendeu abate de jumentos na Bahia, mas especialista faz alerta
Yuri Fernandes Lima, especialista em Direito Animal e sócio do Bruno Boris Advogados, alerta que decisão, que traz riscos sanitários, extinção e perda do patrimônio genético, não é definitiva
Boi gordo a R$ 325/@ só tem combustível para subir no fim de ano; veja o que esperar
China adia restrições sobre investigação das importações de carne bovina, Trump faz exclusão do tarifaço, e 13º salário; analistas veem cenário positivo para exportações e consumo interno





