Prova vai identificar animais de genética superior da raça Nelore em Tocantins

Nelore Tocantins encerra prova de ganho de peso, com apoio da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

A Prova de Ganho em Peso a Pasto (PGP) promovida pela Associação de Criadores de Nelore do Tocantins (ACNT) será concluída no dia 6 de maio com avaliações e pesagens finais – os animais serão classificados oficialmente no dia 20 de maio, a partir das 8 horas, na Fazenda Encontro da Natureza, em Silvanópolis (TO). Chancelada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a iniciativa conta com o apoio da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

O evento de classificação reunirá os 20 criadores tocantinenses participantes, parceiros e autoridades para a apresentação do resultado oficial da prova, contemplando os animais Nelore classificados como Elite e Superior. O evento estará aberto para a participação do público. Os animais são avaliados pelo método “EPMURAS” (Estrutura corporal, Precocidade, Musculosidade, Umbigo, características Raciais, Aprumos e características Sexuais) por meio de ultrassonografia de carcaça, aferição da Circunferência Escrotal (CE) e coleta de amostras para a realização de análises genômicas, que posteriormente serão consideradas na estimativa de DEPs para as características avaliadas.

“A ACNB busca, cada vez mais, fortalecer a raça Nelore. Por isso, é importante estar próximos de iniciativas relevantes para o melhoramento contínuo, uma vez que a prova de desempenho identificará os animais superiores dentro do grupo avaliado. Melhorar características relacionadas à eficiência produtiva dos rebanhos são essenciais para a rentabilidade e sustentabilidade da atividade pecuária”, destaca André Locateli, gerente executivo da ACNB.

Com início em 16 de julho de 2022, os aproximadamente 80 machos Nelore da prova ficaram em um mesmo ambiente e receberam as mesmas condições de alimentação durante 10 meses. No dia 6 de maio, os bovinos totalizam quatro pesagens.

O presidente da ACNT, Alexandre Bispo, ressaltou a importância do processo para resultados superiores. “Reunimos excelentes criadores de Nelore do Tocantins e cada um levou o que há de melhor na fazenda deles. Os animais já estão com um ótimo desenvolvimento, onde adquiriram uma suplementação alimentar adequada e pasto com abundância, fortalecendo ainda mais a sua capacidade genética”, afirmou o presidente.

Com o objetivo da padronização da raça, a Prova de Ganho em Peso (PGP) consiste em identificar os animais geneticamente superiores que tiveram as mesmas condições de criação, alimentação e ambiente, permitindo que a diferença na performance entre eles seja associada à genética Nelore.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM