Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Provas equestres têm cuidados especiais com os bovinos

Foi oferecida suplementação de eletrólitos aos animais, antes das provas equestres da ABQM, para minimizar os efeitos do clima quente e garantir um reforço energético

O cuidado com os animais, está no DNA da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). Uma iniciativa da ABQM, durante o 43º Campeonato Nacional, 41º Potro do Futuro e 6º Derby, que ocorreram em Araçatuba (SP), ofereceu condições ainda melhores para os bovinos participantes das modalidades de Laço Individual e Breakaway Roping.

“A ação visou a suplementação de eletrólitos aos animais, antes das atividades, minimizando os efeitos do clima quente, além de auxiliar na restauração do equilíbrio hidroeletrolítico e estabelecer um reforço energético, essencial e de fácil assimilação pelos bovinos”, ressaltou o gerente de Bem-Estar Animal e Sustentabilidade da ABQM, Orlando Filho.

Os eletrólitos são partículas importantes para o funcionamento correto dos órgãos, células e sistema nervoso. Dentre os principais eletrólitos, estão o sódio, o potássio e o cloro. “A perda, ou melhor, o desequilíbrio desses eletrólitos é um dos processos responsáveis pela evolução da desidratação, por exemplo”, explicou o gerente de Bem-Estar Animal.

Cuidados com os bovinos

A suplementação de eletrólitos em bovinos, antes da participação nas atividades esportivas equestres, se mostra como uma alternativa para a manutenção hidroeletrolítica dos animais. Buscando estimular o consumo espontâneo de água de qualidade, foram disponibilizados bebedouros em diversos pontos dos currais e durante todo o período das provas.

“Ações como essa reforçam a atenção, os cuidados e as melhorias nas tratativas para com os animais, caminhando para uma evolução constante e essencial ao Bem-Estar Animal”, afirmou Orlando Filho, que ainda enfatizou que os suplementos administrados, nos bovinos participantes das competições, no Parque Clibas de Almeida Prado, são de uso oral.

Via ABQM

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM