
Além de fonte de alimentação para gado, a planta colabora com a estruturação do solo e pode ser cultivada em consórcio com outras culturas de grãos. Confira abaixo!
A braquiária é um gênero de plantas herbáceas da família das gramíneas, também conhecidas como capim ou grama. Nativa da África tropical, a planta foi trazida na década de 1960 para o Brasil por ter alta capacidade de adaptação a diferentes tipos de solos e climas, além de boa resistência a fogo, seca, frio, doenças e pragas.
Esse tipo de planta é conhecido pela capacidade de fixar nitrogênio no solo, ajudando a melhorar a fertilidade da terra e a reduzir a necessidade de fertilizantes químicos. As braquiárias são também cultivadas em regiões tropicais e subtropicais como forragem para gado e estão presentes em 90% das pastagens brasileiras.
- Morre Roy Cooper, o maior nome do rodeio e oito vezes campeão mundial
- Genética de excelência marca a parada na Estância Bela Vista do Mundial Braford
- Mercado de exportação do arroz segue aquecido no primeiro semestre de 2025
- Ideagro inicia operação no Brasil com inauguração de centro de pesquisa agrícola
- Preço do bezerro sobe quase 5% em uma das mais importantes praças pecuárias; veja
No entanto, em algumas situações, a braquiária pode se tornar uma espécie invasora, competindo com outras plantas nativas e prejudicando a biodiversidade da área. Quando cultivada em monocultura, contribui para a compactação do solo e a redução da fertilidade.
Quais são os tipos de braquiária mais comuns no Brasil?

Existem vários tipos de braquiária que se diferenciam em características como porte, produtividade, resistência a doenças e adaptabilidade a diferentes solos e climas. Os tipos mais comuns de braquiária encontrados no Brasil são:
- Brachiaria brizantha — é a espécie mais utilizada no Brasil, ocupando cerca de 50% das forragens. Tem porte alto, com alta produtividade e boa resistência à seca e ao frio. É indicada para solos de média a alta fertilidade;
- Brachiaria decumbens — um dos tipos mais cultivados no País, tem porte baixo a médio e é resistente à seca e ao fogo. É indicada para solos de baixa fertilidade e oferece baixa resistência à praga da cigarrinha;
- Brachiaria humidicola — de porte médio a alto, esse tipo tem boa adaptação a solos úmidos e ácidos. É recomendada para regiões de clima quente e úmido e oferece boa resistência à cigarrinha;
- Brachiaria ruziziensis — recomendada para regiões com baixa precipitação pluviométrica, tem porte médio a alto, com boa adaptação a solos ácidos e de baixa fertilidade, podendo ser usada para cobertura do solo no plantio direto, melhorando a produtividade das lavouras de milho e soja;
- Brachiaria mutica — é uma espécie de porte alto, com boa produtividade e resistência à seca. Considerada uma das plantas invasoras mais comuns nas lavouras, desenvolve-se bem em solos arenosos e de baixa fertilidade.
Como fazer o manejo da braquiária de forma eficiente?

O manejo adequado da braquiária pode ajudar a maximizar a produção de forragem e melhorar a qualidade do solo. Além disso, pode evitar a chegada de plantas invasoras que podem prejudicar o cultivo e a biodiversidade. É importante consultar um técnico agrícola para obter recomendações específicas para a sua propriedade.
A seguir, veja alguns passos que podem ser seguidos para um manejo eficiente da braquiária.
1. Adubação
A braquiária responde bem à adubação, especialmente com nitrogênio, fósforo e potássio. O uso de adubos deve ser feito com base em análises de solo e em recomendações técnicas.
2. Controle de pragas e doenças
É importante monitorar a presença de pragas, principalmente da cigarrinha, e de doenças como antracnose e ferrugem. As medidas de controle podem incluir defensivos agrícolas e controle biológico.
3. Manejo de água
A planta se adapta bem a solos secos, mas o manejo adequado da água pode ajudar a melhorar a produção de forragem. Em solos com alta umidade pode ser necessário realizar drenagem para evitar a compactação do solo.
4. Manejo do pastejo
A braquiária é uma excelente forrageira para gado, mas é importante realizar um manejo adequado do pastejo para evitar o superpastejo e a degradação da pastagem. Isso pode incluir a rotação de piquetes e o controle da carga animal.
5. Controle de invasoras
Algumas espécies podem se tornar invasoras em determinadas regiões. É importante monitorar a presença dessas espécies e tomar medidas para controlar a expansão.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Fonte: Rehagro, Terra Magna, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Morre Roy Cooper, o maior nome do rodeio e oito vezes campeão mundial
Lenda das arenas, o “Super Looper”, Roy Cooper fez história com oito títulos mundiais, revolucionou o tie-down roping com velocidade e técnica, e abriu caminho para uma dinastia familiar no rodeio profissional
Continue Reading Morre Roy Cooper, o maior nome do rodeio e oito vezes campeão mundial
Genética de excelência marca a parada na Estância Bela Vista do Mundial Braford
Localizada em uma região de campos rasos sobre solo basáltico, a propriedade apresentou aos visitantes a adaptação do Braford às condições naturais da fronteira oeste gaúcha.
Continue Reading Genética de excelência marca a parada na Estância Bela Vista do Mundial Braford
Mercado de exportação do arroz segue aquecido no primeiro semestre de 2025
Segundo informações da Federarroz, a expectativa é de negócios em boa escala especialmente para países da América Central.
Continue Reading Mercado de exportação do arroz segue aquecido no primeiro semestre de 2025
Ideagro inicia operação no Brasil com inauguração de centro de pesquisa agrícola
Investimento na primeira unidade fora da Europa, em parceria com a Uningá, permitirá análises e desenvolvimento de soluções biotecnológicas focadas no mercado nacional.
Continue Reading Ideagro inicia operação no Brasil com inauguração de centro de pesquisa agrícola
Preço do bezerro sobe quase 5% em uma das mais importantes praças pecuárias; veja
Alta é puxada pela menor oferta de animais jovens e incentiva retenção de matrizes em Mato Grosso, principal produtor de bovinos do país.
Continue Reading Preço do bezerro sobe quase 5% em uma das mais importantes praças pecuárias; veja
Bauer do Brasil lidera nova fase global da empresa austríaca
Empresa lança campanha global durante a Agrishow e consolida o Brasil como base de sua estratégia internacional de marketing.
Continue Reading Bauer do Brasil lidera nova fase global da empresa austríaca