Melhor tratamento da broca em casco de cavalo

Melhor tratamento da broca em casco de cavalo

PARTILHAR

As brocas que foram detectadas pelo ferrador são pequenos furinhos, um em cada pata dianteira, que parecem ser recentes.

Foi feita uma escareação, deixando um espaço entre o casco e a ferradura para colocação de algodão e à espera de um medicamento. Não sei dizer qual a extensão dessas brocas. O animal não está mancando. O que causa essa doença? Será necessário aprofundar mais ainda a fístula? Quanto tempo leva para curar?

A broca do casco é um fungo, assim como as famosas frieiras que nós temos nos pés. A umidade propicia o surgimento dos fungos, portanto a própria ferradura já é um mal que pode agravar-se muito pela umidade que se juntará no algodão.

Antigamente se queimava aquele buraquinho da broca com um ferro de ponta em brasa. Pode ser antigo, mas é eficiente. O ideal seria deixar o cavalo sem ferradura nenhuma e, se possível, fora de uma baia que é lugar úmido e propício para o surgimento de fungos.

Caso se decida a queimar a broca, pode depois desinfetar o casco todo com IODO a 4%.

E deixe seu cavalo no pasto.

tratamento broca 2

Em alguns cascos dos eqüinos, apresentam algum tipo de deficiência como por exemplo a broca.

  • As causas desta doença podem ser por muitos fatores
  • As brocas podem aparecer por condições climáticas quando á excesso de chuva e por sua vez muita humidade.
  • Por falta de limpeza do casco de forma regular.

Por falta de limpeza da cama na cocheira onde ele se aloja, tendo muita humidade por esterco e urina.

Geralmente estes são os mais comuns casos de broca. Muitos dos tratamentos para este tipo de broca o pessoal costuma colocar iodo, mas este produto não é recomendado para o casco, já que danifica a estrutura da parede ou muralha e afetando a elasticidade do casco.

Os últimos estudos e a ultima palestra feita por uma equipe de veterinários e ferrador americanos que se realizou no Jockey Club de SP. mencionaram que é muito prejudicial o uso deste produto no casco. Existem muitas outras opções antes de usar o iodo.

O primeiro procedimento seria retirar toda a parede do casco afetado. Vemos nessas imagens, como a linha branca (laminas) do casco está muito afetada. A muralha já está afetada e oca.

Em muitos dos casos seria bom abrir o casco ate a eliminação completa da broca.

Fonte  mchprotegida.blogspot.com.br

-- conteúdo relacionado --
Vaquejada está proibida, decreta Secretaria de Agr... Secretaria de Agricultura local estendeu proibição para realização de vaquejada a todas as competições que envolvam perseguição, laceio ou derrubada d...
Carrapaticida mata dezenas de bovinos no sul Dose exagerada de medicamento para carrapatos pode ter acometido a morte de mais de 100 animais na cidade de Bagé, Rio Grande do Sul. O produtor terá...

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com