Qual raça devo usar nas vacas F1 para agregar peso e valor...

Qual raça devo usar nas vacas F1 para agregar peso e valor no mercado?

PARTILHAR
Foto: Arquivo Do Autor

O especialista no assunto, Alexandre Zadra, responde a uma pergunta que pode ajudar no aumento do seu LUCRO, com o cruzamento certo!

Pergunta:

“Olá, Zadra. Sou um criador em Juara, no Mato Grosso, onde faço cruzamento usando touros Caracu de linhagem do Parana e Carvalho Dias nas minhas vacas Nelore. Vendo 100% dos meus bezerros na desmama. Tenho usado nas minhas F1 Caracu/Nelore touros Guzerá, onde desmamo os bezerros por vezes acima de 255 kg, mas não consigo valor acima do mercado. Qual raça devo usar nas minhas F1 Caracu/Nelore para agregar peso e valor no mercado?” Antonio – Juara (MT).

Zadra Responde

Olá, Antonio. Considero suas fêmeas F1 Caracu muito boas para serem matrizes. Você tomou a decisão acertada em utilizá-las como reprodutoras, sendo teoricamente 100% tropicais, sem considerarmos o aspecto da linhagem de Caracu usada, pois algumas linhagens de Caracu ou alguns indivíduos podem não ser pelo zero.

Vacas ½ sangue Caracu/Nelore. Excelentes matrizes 100% adaptadas. Exigentes com pesos acima de 600 Kg quando adultas

Foto: Arquivo Do Autor
Foto: Arquivo Do Autor

O uso do Guzerá nas F1 Caracu é uma grande opção de cruzamento, gerando novamente animais tricross totalmente adaptados, sendo abatidos com ótimo peso e até 2 dentes (24 meses) sem muito esforço.

Animais tricross Guzerá x vacas cruzadas. Muita rusticidade e ganho em peso considerável

Foto: Arquivo Do Autor
Foto: Arquivo Do Autor

Quando pensamos em cruzamento, devemos explorar o vigor hibrido e a complementariedade entre raças. Partindo do advento da heterose, você deverá, a partir de agora, usar uma raça Europeia como pai de seus bezerros, onde inevitavelmente deverá ser através do uso de sêmen, pois touros europeus no Centro Norte do País apresentam menor eficiência reprodutiva por conta do estresse térmico, requerendo um manejo mais caprichado, muita sombra, água, piquetes pequenos e suplementação com ração.

Definido o uso da inseminação, temos opções de raças europeias interessantes para uso nas suas F1 Caracu, tais como o Simental ou o Angus.

No caso do Simental, temos diversas linhagens para usar, tais como as nacionais, europeias e sul-africanas, podendo gerar animais baios, zulegos ou vermelhos. A produção de bezerros dessas linhagens nas suas meio-sangue gerará animais padronizados no baio ou vermelho com algumas machas brancas.

Reprodutor Simental com pelagem tradicional vermelha. Transmite muito peso e carcaça com boa musculosidade

Foto: Arquivo Do Autor

Biotipo dos bezerros filhos de Simental tradicional em vacas cruzadas. Boa carcaça e ganho em peso

Foto: Arquivo Do Autor
Foto: Arquivo Do Autor

Outra linhagem da raça é o Simental americano, sendo mocho e preto, pois parte da sua composição genética vem do Angus, sendo na sua maioria 1/8 Angus e 7/8 Simental. Caso opte por essa linhagem, produzirá bezerros igualmente pesados. No entanto, serão 100% pretos e mochos, o que pode ser uma vantagem para seu sistema que prevê a venda desses tricross Simental/Caracu/Nelore na desmama.

Reprodutor Simental preto americano mocho. Com 1/8 de sangue Angus produz animais com melhor acabamento de carcaça e apelo comercial

Foto: Arquivo Do Autor

Outra opção da raça citado acima é o Angus, onde a linhagem americana é a mais recomendada por gerar animais de bom porte e pelo muito curto sobre suas matrizes meio sangue Caracu. Totalmente pretos e mochos, podem ter o apelo comercial por ser animais Angus, candidatos a prêmio nos frigoríficos assim que forem abatidos.

Biotipo dos bezerros tricross filhos de Angus x vacas ½ Caracu/Nelore. Carcaça de qualidade e adaptabilidade

Foto: Arquivo Do Autor

Não se esqueça que, independente da raça, se deve priorizar a escolha do sêmen de touros positivos para DEP à desmama.

Mas nada disso dará resultado se suas vacas não produzirem leite adequado para esses bezerros tricross, seja da raça que forem, pois, além de genética de qualidade, o ambiente até a desmama é importantíssimo para que se façam animais pesados.

Fonte: Cross Breeding

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com