Quartista mais jovem a vencer o ABQM Awards 2022 tem apenas 10 anos

Competidores, criadores, proprietários e animais foram os grandes premiados na 15ª edição do “Oscar brasileiro” do Quarto de Milha

Mais de 600 pessoas de todo o Brasil participaram do 15º ABQM Awards e 12º Hall da Fama, realizado pela Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM), na última sexta-feira, 27, em São Paulo. O evento que premiou mais de 240 competidores, criadores, proprietários e animais, teve a atleta Maria Rosário Ferreira, de apenas 10 anos de idade, como a mais jovem quartista premiada do ano.

“Eu comecei a montar cavalo com três anos e com quatro anos já estava nas pistas. Minha mãe me incentivou a praticar Performance Halter. E desde os nove anos, eu já participo de competições na modalidade. Estou muito feliz por estar aqui”, comemorou Maria Rosário Ferreira, que venceu o prêmio na categoria Jovem.

Neta de um dos maiores criadores da raça no país, a atleta é filha dos competidores Camila Rosário e Marcelo Waldemarin Alves Ferreira, que é ex-presidente da ABQM.

“É muito emocionante ver a nossa filha dando sequência nos esportes equestres. Meus pais já criam cavalos da raça Quarto de Milha há 34 anos, no Haras Fazenda Mosquito. Minha esposa também é premiada nesta noite. É uma tradição de família mesmo”, afirma o pai orgulhoso.

Na grande noite do “Oscar brasileiro do Quarto de Milha”, quatro personalidades também receberam o prêmio como “Destaques do Ano – 2022”. Os criadores e políticos, Gustinho Ribeiro e Juscelino Filho, o criador e empresário Kaká Diniz e a fisioterapeuta e proprietária do HC Centro de Equoterapia de Araçatuba, Carol Vicentini, foram os homenageados.

“Nós realizamos um projeto-piloto de ressocialização com a ABQM, que beneficiou 40 crianças com dificuldade de aprendizado escolar e foram impactadas com a pandemia de Covid-19. O cavalo teve uma contribuição fundamental, através da Equoterapia. Eu estou muito emocionada e muito grata por esse prêmio”, afirmou Carol Vicentini.

No 12º Hall da Fama, oito personalidades (entre animais e criadores) foram eternizadas pela sua contribuição à raça brasileira. Na seleta lista estão os quartistas: Rafael Ferreira Ideburque Leal, Marcos Alan Kachorroski Costa, Marcello Carlos André Gros e Francisco Almir Bezerra (Mimi).

“Eu trabalhei na King Ranch que trouxe o cavalo Quarto de Milha para o Brasil. Desde então, já são mais de 50 anos de história com a raça. Eu tenho a honra de dizer que eu fui o primeiro laçador brasileiro”, destaca o Hall da Fama, Marcelo Carlos Gros.

Já os animais que entraram para o Hall da Fama, em 2022, foram: Rick Toro VM (Vaquejada), Angolano Beaver CV (Velocidade), Bringalena (Trabalho) e Miss Peppy Freckles (Trabalho).

“A Miss Peppy Freckles foi um animal que nasceu com a gente. Por mais de 30 anos, essa égua fez mais de 5 gerações nas pistas de todo o país”, garantiu Geraldo Alves Filho, o competidor e proprietário do animal que construiu uma trajetória na raça – e também é o avô da pequena Maria Rosário Ferreira, a premiada mais jovem de 2022.

Na 15º edição do ABQM Awards, os 11 melhores do ranking no ano hípico 2021-2022 da ABQM nas 22 modalidades esportivas do Quarto de Milha também foram premiados. O Ranch Sorting e o Team Penning foram os grandes destaques, com oito competidores e animais nas duas categorias.

Presidente da ABQM destacou resultados da atual gestão e o fomento aos esportes equestres da raça

Na ocasião, o presidente da ABQM, Caco Aurichhio, destacou a importância do cavalo para o agronegócio e economia brasileira e apresentou os resultados do trabalho que vem realizando, nos últimos três anos a frente da entidade.

“Pela terceira e última vez, estou na condição de anfitrião desse momento mágico e me sinto muito honrado. Precisamos mostrar para a sociedade, cada dia mais urbana, que as competições equestres não são apenas um esporte, mas as nossas rotinas nas fazendas, nosso trabalho, como cuidamos dos animais e educamos nossos filhos. Nos últimos três anos, distribuímos mais de R$ 24 milhões em prêmios, uma marca histórica de valorização e fomento da raça”, disse Caco.

O presidente da ABQM destacou também como a gestão comprometida tem contribuído para que a entidade seja uma das maiores da América Latina.

“É preciso destacar que esses resultados só foram possíveis porque todos dessa gestão dedicaram parte valiosa do seu tempo de forma totalmente voluntária, dividindo os seus dias, entre essa paixão que é o cavalo, o trabalho e a família. E foi pelo comprometimento de toda a nossa equipe, que conseguimos colocar tudo isso em prática e manter a ABQM como uma das maiores entidades de raça do Brasil e da América Latina”, finalizou.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM