Relatório mostra quebra histórica na produção de laranja no Cinturão Citrícola; Estimativa aponta para uma das menores safras desde 1988, com queda de 24,4% em relação a safra anterior
A primeira estimativa de produção para a safra de laranja 2024/25 no Cinturão Citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro prevê volume de 232,38 milhões de caixas. De acordo com o relatório do Departamento econômico da Faesp, com dados da Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) elaborada pelo Fundecitrus em parceria com outras instituições. O volume representa recuo de 24,4% em relação à safra anterior, sendo o segundo menor registrado desde 1988/89.
A produtividade média prevista é 24,2% menor à registrada no ciclo anterior, atingindo 691 caixas de 40,8kg por hectare, como consequência do déficit hídrico e calor excessivo enfrentado durante o ciclo na produção de laranja, além do agravamento do greening e incidência de pragas como mosca-das-frutas e bicho furão.
Os setores Norte e Nordeste são os mais afetados, com quedas de produtividade de 46,3% e 57,9%, respectivamente, influenciadas por condições climáticas desfavoráveis e infestações por pragas. Em contrapartida, o setor Sudoeste apresenta recuperação em produtividade, com aumento na contribuição para a produção total.
Os setores Norte e Nordeste do Cinturão, incluindo regiões como Triângulo Mineiro, Bebedouro, Altinópolis, Votuporanga e São José do Rio Preto, apresentaram as maiores quedas de produtividade, de 46,3% e 57,9%, respectivamente. Essas regiões foram severamente afetadas pelas ondas de calor do último trimestre de 2023 e pela infestação de pragas. O setor Norte, que era responsável por 29% da produção na safra passada, agora representa apenas 21%.
Já o setor Sudoeste, que inclui Avaré e Itapetininga, teve uma recuperação significativa na produtividade, com um aumento de 25,2%, atingindo 979 caixas por hectare. Esse setor, que contribuiu com 19% da produção na temporada anterior, agora responde por 33% do volume total estimado.
A melhora nas condições climáticas e a menor incidência de estresse hídrico contribuíram para essa recuperação. A taxa média de queda de frutos nesta safra está prevista em 18,5%, refletindo a alta incidência de greening.
Para acessar o relatório completo sobre a produção de laranja, clique no link abaixo. Outras informações relevantes sobre o setor podem ser acessadas através do Painel de Dados da Faesp.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Avisos em sequência indicam chuva forte, temporais, possibilidade de alagamentos e impactos no campo, com avanço de sistema associado a ciclone extratropical Surto com nova variante da febre aftosa expõe fragilidade do sistema chinês, pressiona produção interna e abre janela estratégica que pode destravar exportações brasileiras de carne bovina para o Brasil ampliar participação no maior mercado do mundo Sem mercado e com prejuízo que ultrapassa R$ 100 mil, produtor da Serra Catarinense expõe crise silenciosa no campo ao descartar 50 toneladas de ameixa e levanta alerta sobre comercialização e renda no agro Nova regra amplia itens de segurança obrigatórios e exige uso do colete refletivo sempre que o motorista sair do veículo em situações de emergência a partir de junho de 2026 Objetivo do Diagnóstico Estadual de Inovação Agropecuária é mapear ativos, desafios e oportunidades neste ambiente para definição e implementação de futuras políticas públicas Continue Reading Mapa inicia em São Paulo o Diagnóstico Estadual de Inovação Agropecuária A Petrobras, contudo, se identificou tanto como produtora quanto como importadora de diesel, e caberá à diretoria da ANP decidir a possibilidade de efetivar as duas habilitações ou promover a classificação adequada. Continue Reading ANP habilita 5 empresas à 1ª fase do programa de subvenção ao dieselCiclone extratropical avança e traz chuva de até 100 mm e ventos de 100 km/h; veja onde e quando
Febre aftosa na China pode destravar exportações brasileiras de carne bovina, mas liga alerta mundial
Agricultor chora ao descartar 50 toneladas de ameixa em SC após colapso nas vendas; vídeo
Atenção motoristas colete refletivo será obrigatório nas estradas a partir de junho de 2026; entenda
Mapa inicia em São Paulo o Diagnóstico Estadual de Inovação Agropecuária
ANP habilita 5 empresas à 1ª fase do programa de subvenção ao diesel





