Relatório mostra quebra histórica na produção de laranja no Cinturão Citrícola; Estimativa aponta para uma das menores safras desde 1988, com queda de 24,4% em relação a safra anterior
A primeira estimativa de produção para a safra de laranja 2024/25 no Cinturão Citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro prevê volume de 232,38 milhões de caixas. De acordo com o relatório do Departamento econômico da Faesp, com dados da Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) elaborada pelo Fundecitrus em parceria com outras instituições. O volume representa recuo de 24,4% em relação à safra anterior, sendo o segundo menor registrado desde 1988/89.
A produtividade média prevista é 24,2% menor à registrada no ciclo anterior, atingindo 691 caixas de 40,8kg por hectare, como consequência do déficit hídrico e calor excessivo enfrentado durante o ciclo na produção de laranja, além do agravamento do greening e incidência de pragas como mosca-das-frutas e bicho furão.
Os setores Norte e Nordeste são os mais afetados, com quedas de produtividade de 46,3% e 57,9%, respectivamente, influenciadas por condições climáticas desfavoráveis e infestações por pragas. Em contrapartida, o setor Sudoeste apresenta recuperação em produtividade, com aumento na contribuição para a produção total.
Os setores Norte e Nordeste do Cinturão, incluindo regiões como Triângulo Mineiro, Bebedouro, Altinópolis, Votuporanga e São José do Rio Preto, apresentaram as maiores quedas de produtividade, de 46,3% e 57,9%, respectivamente. Essas regiões foram severamente afetadas pelas ondas de calor do último trimestre de 2023 e pela infestação de pragas. O setor Norte, que era responsável por 29% da produção na safra passada, agora representa apenas 21%.
Já o setor Sudoeste, que inclui Avaré e Itapetininga, teve uma recuperação significativa na produtividade, com um aumento de 25,2%, atingindo 979 caixas por hectare. Esse setor, que contribuiu com 19% da produção na temporada anterior, agora responde por 33% do volume total estimado.
A melhora nas condições climáticas e a menor incidência de estresse hídrico contribuíram para essa recuperação. A taxa média de queda de frutos nesta safra está prevista em 18,5%, refletindo a alta incidência de greening.
Para acessar o relatório completo sobre a produção de laranja, clique no link abaixo. Outras informações relevantes sobre o setor podem ser acessadas através do Painel de Dados da Faesp.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Com atuação consolidada no mercado, a empresa já intermediou mais de R$ 700 milhões em crédito rural, reforçando sua credibilidade e a confiança de produtores em todo o país Continue Reading Crédito rural com juros a partir de 3% ao ano: veja como funciona linha O alerta urgente de um dos maiores selecionadores do país expõe o erro grave que está encurtando o gado e pode reduzir drasticamente o rendimento de carcaça no frigorífico Touro da Fazenda Serenata, em Maracaju (MS), chama atenção nacional pela forte caracterização racial, fertilidade e capacidade de transmitir padronização e estrutura à progênie em diferentes sistemas de produção. Continue Reading NAKAR Serenata: raça, carcaça e genética que impressionam o Nelore brasileiro A queda foi registrada em todos os setores avaliados: arrecadação de impostos, agropecuária, indústria e serviços. Continue Reading Atividade econômica cai 0,7% em março em razão da guerra do Irã O aumento nos preços dos fertilizantes, que subiram cerca de 10%, refletiu a atual dinâmica do mercado internacional. Continue Reading Índice de poder de compra de fertilizantes sobe e encerra o mês em 1,56 Com oferta inédita no Brasil, kit da internet via satélite da Starlink MIni despenca de preço e acelera a chegada da conectividade de alta velocidade em fazendas, áreas rurais e regiões isoladas Crédito rural com juros a partir de 3% ao ano: veja como funciona linha
“Se for perna curta, tá fora!”: Criador expõe segredo sombrio por trás da seleção genética do Nelore atual
NAKAR Serenata: raça, carcaça e genética que impressionam o Nelore brasileiro
Atividade econômica cai 0,7% em março em razão da guerra do Irã
Índice de poder de compra de fertilizantes sobe e encerra o mês em 1,56
Elon Musk libera aparelhos Starlink Mini por menos de R$ 500 em promoção jamais vista





