Relatório mostra quebra histórica na produção de laranja no Cinturão Citrícola; Estimativa aponta para uma das menores safras desde 1988, com queda de 24,4% em relação a safra anterior
A primeira estimativa de produção para a safra de laranja 2024/25 no Cinturão Citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro prevê volume de 232,38 milhões de caixas. De acordo com o relatório do Departamento econômico da Faesp, com dados da Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) elaborada pelo Fundecitrus em parceria com outras instituições. O volume representa recuo de 24,4% em relação à safra anterior, sendo o segundo menor registrado desde 1988/89.
A produtividade média prevista é 24,2% menor à registrada no ciclo anterior, atingindo 691 caixas de 40,8kg por hectare, como consequência do déficit hídrico e calor excessivo enfrentado durante o ciclo na produção de laranja, além do agravamento do greening e incidência de pragas como mosca-das-frutas e bicho furão.
Os setores Norte e Nordeste são os mais afetados, com quedas de produtividade de 46,3% e 57,9%, respectivamente, influenciadas por condições climáticas desfavoráveis e infestações por pragas. Em contrapartida, o setor Sudoeste apresenta recuperação em produtividade, com aumento na contribuição para a produção total.
Os setores Norte e Nordeste do Cinturão, incluindo regiões como Triângulo Mineiro, Bebedouro, Altinópolis, Votuporanga e São José do Rio Preto, apresentaram as maiores quedas de produtividade, de 46,3% e 57,9%, respectivamente. Essas regiões foram severamente afetadas pelas ondas de calor do último trimestre de 2023 e pela infestação de pragas. O setor Norte, que era responsável por 29% da produção na safra passada, agora representa apenas 21%.
Já o setor Sudoeste, que inclui Avaré e Itapetininga, teve uma recuperação significativa na produtividade, com um aumento de 25,2%, atingindo 979 caixas por hectare. Esse setor, que contribuiu com 19% da produção na temporada anterior, agora responde por 33% do volume total estimado.
A melhora nas condições climáticas e a menor incidência de estresse hídrico contribuíram para essa recuperação. A taxa média de queda de frutos nesta safra está prevista em 18,5%, refletindo a alta incidência de greening.
Para acessar o relatório completo sobre a produção de laranja, clique no link abaixo. Outras informações relevantes sobre o setor podem ser acessadas através do Painel de Dados da Faesp.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Inseto tóxico presente em quase todo o Brasil, conhecido como besouro “arrebenta-boi”, pode provocar hemorragias internas em animais e queimaduras em humanos; especialistas recomendam cautela no manejo. Continue Reading O besouro “arrebenta-boi” está de volta — e intoxicação pode ser fatal para o gado Relatos de produtores comprovam e impressionam com ganhos reais em produtividade, tempo e renda; “A tecnologia o embarcada nos ajuda a enxergar o que o olho humano não vê”. Continue Reading Do Bit ao Grão: Como a tecnologia se torna o maior insumo do campo Influência de baixa pressão, ZCIT e calor intenso aumenta o risco de temporais, com chuva moderada a forte e rajadas de vento que podem chegar a 50 km/h em diversas regiões. De acordo com o CNPO, cada francês consumiu, em média, 237 ovos ao longo do ano, considerando tanto ovos in natura quanto produtos processados. O número supera os 227 ovos registrados em 2024. Continue Reading França estabelece recorde de consumo de ovos em 2025 ADM e Grão Direto lançam nova modalidade de negociação com mercado aberto durante todo o dia para vendedores de grãos. Criado para gerar mulas imbatíveis em força e resistência, o Poitevin quase foi extinto com a mecanização, mas hoje resiste como um dos patrimônios genéticos mais raros da equinocultura europeia. O besouro “arrebenta-boi” está de volta — e intoxicação pode ser fatal para o gado
Do Bit ao Grão: Como a tecnologia se torna o maior insumo do campo
Alerta: temporais avançam sobre Sul e Sudeste enquanto calor extremo e chuvas fortes atingem o Brasil
França estabelece recorde de consumo de ovos em 2025
Plataforma digital passa a permitir que tradings operem o mercado de grãos 24 horas por dia
Mulassier de Poitevin: o cavalo francês criado para gerar as “mulas” mais fortes do mundo





