
Pesquisadores ressaltam que, desde o início da temporada, o setor já estava alerta quanto ao impacto da queda de frutos.
A queda de frutos, reforçada pelo avanço de doenças, derrubou a estimativa da safra de laranja 2025/26, conforme dados do Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) analisados pelo Cepea.
O segundo relatório do Fundo, divulgado nessa quarta-feira, 10, apontou que o cinturão citrícola (estado de São Paulo e Triângulo Mineiro) deve colher 306,74 milhões de caixas de 40,8 kg, volume 2,5% abaixo do indicado em maio, ou redução de 7,86 milhões de caixas.
Pesquisadores ressaltam que, desde o início da temporada, o setor já estava alerta quanto ao impacto da queda de frutos, mas os dados atuais confirmam que o problema é ainda mais grave que o inicialmente projetado.
Enquanto algumas regiões registram perdas próximas de 10%, outras chegam a enfrentar reduções de até 45%, dependendo da variedade e das condições locais.
Segundo o Centro de Pesquisas, o avanço das doenças, como o HLB (greening) e o cancro cítrico, tem reforçado esse quadro, o que preocupa e aumenta o risco de a produção não ser suficiente para recompor o patamar estratégico dos estoques industriais até junho de 2026, ao término da safra.
Fonte: Cepea
VEJA TAMBÉM:
- Recorde de grãos e arroba firme: ICAP de agosto mostra margens robustas no confinamento
- Grupo Safras: fundadores pedem reversão de controle e alegam fraude
- Corinthians e Frimesa anunciam parceria estratégica
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.