A BrasilAgro busca expandir suas operações no Paraguai por meio de um modelo de arrendamento, visando maior eficiência e menor dependência da matriz brasileira.
A BrasilAgro (AGRO3) está ampliando suas estratégias de crescimento e diversificação ao mirar uma expansão mais estruturada no Paraguai. Com um portfólio de 22 fazendas distribuídas em 271 mil hectares nos seis estados brasileiros, no Paraguai e na Bolívia, a empresa planeja criar uma operação mais autossuficiente no território paraguaio, equilibrando a divisão entre terras próprias e arrendadas.
Em teleconferência com jornalistas, o CEO da BrasilAgro, André Guillaumon, revelou que a empresa busca implantar no Paraguai um modelo operacional semelhante ao que possui no Brasil, criando uma “mini BrasilAgro” na região oriental do país. O objetivo é garantir mais eficiência operacional e reduzir a necessidade de transferência de recursos entre as unidades.
“Não queremos arrendar terras na região do Chaco do Paraguai ou na região ocidental. Queremos arrendar terras na região oriental do Paraguai para termos ali como se fosse uma mini BrasilAgro”, afirmou Guillaumon.
Atualmente, a BrasilAgro detém 65% de terras próprias e 35% de terras arrendadas. No Paraguai, a empresa ainda não trabalha com arrendamento, possuindo 33.500 hectares de terras próprias na região. Já na Bolívia, a companhia possui 7.900 hectares de terras próprias e 1.000 hectares de terras arrendadas.
No Brasil, onde está a maior parte das operações da companhia, a distribuição de terras é mais equilibrada: 89.400 hectares são de propriedade da BrasilAgro e 68.900 hectares são arrendados.
A intenção da empresa é reduzir ineficiências relacionadas à emissão de fluxo de recursos entre unidades e possibilitar que as operações no Paraguai e na Bolívia se tornem menos dependentes de investimentos diretos da matriz brasileira. Com a nova estratégia, a BrasilAgro espera que suas filiais consigam se manter de maneira independente, minimizando impactos financeiros causados por fatores climáticos e outros desafios regionais.
“Esse é um objetivo que está claro, e é uma meta da companhia neste ano: o de equilibrar um pouco mais o portfólio nesses locais [Bolívia e Paraguai], para que eles possam caminhar por conta própria”, destacou Guillaumon.
A BrasilAgro tem se destacado no mercado pela estratégia de aquisição e desenvolvimento de terras, combinando gestão agrícola eficiente e valorização dos ativos fundiários. A nova aposta no Paraguai segue essa linha de expansão sustentável e busca maximizar os resultados através de uma melhor distribuição de terras e recursos.
As informações são da Bloomberg Línea.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Mesa Brasileira leva mensagem sobre o papel da pecuária sustentável à COP30
Entidade integra agendas e debates sobre sustentabilidade, clima e segurança alimentar durante a Conferência
Continue Reading Mesa Brasileira leva mensagem sobre o papel da pecuária sustentável à COP30
Casal doa rancho de R$ 120 milhões para que ninguém destrua a tradição da pecuária
O casal de produtores do norte de Montana, destinam sua propriedade de 38 mil acres à Ranchers Stewardship Alliance, buscando manter viva a cultura da pecuária dos ranchos familiares no Oeste americano.
Continue Reading Casal doa rancho de R$ 120 milhões para que ninguém destrua a tradição da pecuária
Conheça a trajetória de José Vitor Leme, o tricampeão mundial de rodeio
De Ribas do Rio Pardo para o topo da PBR, o brasileiro transformou paixão e resiliência em feitos históricos, quebrando recordes, superando lesões e se tornando um dos maiores nomes de todos os tempos no rodeio mundial.
Continue Reading Conheça a trajetória de José Vitor Leme, o tricampeão mundial de rodeio
Índice de Commodities do Banco Central cai 0,26% em outubro ante setembro
O setor agropecuário tem um peso aproximado de 67% no índice, seguido pelos segmentos de energia e de metais.
Continue Reading Índice de Commodities do Banco Central cai 0,26% em outubro ante setembro
Estratégias para o produtor enfrentar os estragos das chuvas no Paraná
Após temporais e granizo devastarem lavouras e estruturas em dezenas de municípios, o Sistema Faep detalha o passo a passo burocrático para mitigar prejuízos; documentação correta é crucial
Continue Reading Estratégias para o produtor enfrentar os estragos das chuvas no Paraná
Nescafé dá voz a produtores parceiros no espaço da marca na Semana Internacional do Café (SIC) e destaca a força do café brasileiro
Nestlé aposta no protagonismo de cafeicultores que produzem sob padrões sustentáveis e apoia barista finalista em etapa nacional de campeonato mundial, realizado durante a feira





