Raça Braford participa do Centro de Performance da CRV Lagoa

Raça Braford participa do Centro de Performance da CRV Lagoa

Foto: Associação Brasileira de Hereford e Braford

A iniciativa possibilita oportunidades de negócio para os criadores, agregando valor à comercialização desses animais.

Com 30 exemplares registrados, oriundos de 9 criatórios, São Fernando (Uruguaiana – RS), Agropecuária Sereno (São Sepé – RS), São Bento do Verde (São Sepé – RS), Rancho Centauros (São Francisco de Paula – RS), Três Marias (Lavras do Sul – RS), Rio Negro (Bagé – RS), Nossa Senhora Auxiliadora (Bagé – RS), Santa Fé (Palmeira – PR) e Fazenda Nova (Araçatuba – SP), a raça Braford participará de mais uma edição do teste de desempenho promovido pelo Centro de Performance (CP) da CRV Lagoa, instalado em Sertãozinho, região nordeste do Estado de São Paulo.

“Os animais ainda estão em deslocamento”, adiantou o Gerente de Operações da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Felipe Azambuja. Segundo ele, “os exemplares gaúchos já foram todos carregados e o caminhão está seguindo rumo ao Paraná neste momento”.

Diferente da Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford e Braford (PAC), organizada pela ABHB em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, onde os animais são pré-selecionados através da avaliação à desmama realizada por programas de avaliação genética homologados pela ABHB (que retiram da avaliação, através de métodos matemáticos, o fator ambiente classificando os animais exclusivamente por mérito genético), e submetidos a condições de desempenho a campo, onde o fator ambiental é reintroduzido, de forma a buscar os animais mais adaptados, a prova do CP avalia o desempenho dos animais em regime de confinamento, porém com dieta balanceada a fim de simular o desempenho do animal em regime de pastagem.

Tem, como na PAC, por objetivo mostrar as qualidades do Braford dos criatórios participantes, avaliando além de peso e ganho médio diário, características como perímetro escrotal, qualidade de carcaça, avaliação por ultrassonografia (AOL – Área de Olho de Lombo, EGS – Espessura de Gordura Subcutânea e MARM – Marmoreio), avaliação por escores visuais (conformação, precocidade, musculosidade, umbigo e temperamento) e submetidos, ainda, ao crivo técnico da ABHB, a fim de ranquear os reprodutores através de um índice que premia o animal mais balanceado para as características de interesse econômico para a pecuária de corte.

Na avaliação de Cassiano Pelle, Gerente Técnico da CP CRV Lagoa, “a participação da raça Braford na edição de 2017 mostra que criadores e mercado estão em sintonia, afinal a raça vem caminhando a passos largos e vem ocupando seu mercado no cruzamento. Ter bons animais da raça Braford na bateria comercial da CRV Lagoa é fundamental visto a sua demanda aumentada”, afirmou ele, ao reforçar o agradecimento pela participação da ABHB em mais esta edição.

“Nós como empresa queremos evoluir e melhorar a prova a cada ano, principalmente envolvendo mais criadores. Neste ano, mais uma vez, tivemos o apoio da ABHB e este apoio foi fundamental para o envolvimento dos associados e a participação dos mesmos na prova. Porém, não ficou só nisso. A Associação, na pessoa do Felipe (Azambuja), nos ajudou desde o contato com os associados, como na logística de embarque e envio dos animais para a prova, então somos muito gratos à Associação e ao Felipe pela ajuda”.

Fonte: ABHB – Assessoria Agropecuária

PARTILHAR

21 anos, Jales/SP.
Estudante de Jornalismo, fotógrafa e estagiaria em Assessoria de Imprensa.
Contato: jornalismo@comprerural.com