Raça Girolando será divulgada na Bolívia e no Panamá

Raça Girolando será divulgada na Bolívia e no Panamá

raça-girolando
Foto: Divulgação

A raça Girolando foi formada no Brasil a partir do cruzamento entre as raças Holandesa e Gir e hoje corresponde a 80% da produção de leite do país.

Com o objetivo de divulgar a raça leiteira Girolando e a cadeia produtiva do leite no mercado externo, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando dará início às suas ações na América Latina.

As empresas associadas ao projeto Brazilian Girolando participarão da Feira Internacional de Santa Cruz (Expocruz), considerada uma das mais importantes exposições da Bolívia.

O presidente da Girolando, Luiz Carlos Rodrigues, o diretor de Relações Internacionais, Guilherme Marquez, e o coordenador Operacional do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG), Marcello Cembranelli, estarão na Expocruz, que ocorrerá em Santa Cruz de La Sierra, entre 22 de setembro e 1º de outubro.

A Bolívia é um país de grande intercâmbio com o Brasil no setor pecuário e é importadora de material genético bovino brasileiro. Atualmente, encontram-se abertos os protocolos para importação de sêmen, embriões e animais vivos.

O Brazilian Girolando terá um estande na Expocruz para apresentar seu pacote tecnológico, que envolve tanto genética quanto sementes de pastagem, logística, biotecnologia de reprodução, testes de DNA e genotipagem, comércio de animais. O projeto é formado por 18 empresas e criatórios, que são: Alta Genetics, Agroexport, Biovitro, Matsuda, Mercado do gado, LinkGen e as fazendas Canoas, Congonhas, Genética Boa Fé Global, IAO Agropecuária, Mutum, Nova Terra, RC Gir e Girolando, Santa Luzia, Uberaba, Valinhos/Java Pecuária, Vila Rica e Xapetuba Agropecuária.

Ainda este ano o Brazilian Girolando participará da Feira Nacional de Pereira, na Colômbia, de 29 de novembro a 3 de dezembro. Já entre 16 e 26 de março de 2018 o grupo participa da Feira Nacional de David, no Panamá.

A raça Girolando foi formada no Brasil a partir do cruzamento entre as raças Holandesa e Gir e hoje corresponde a 80% da produção de leite do país. Segundo o presidente da Girolando, a demanda pela genética da raça vem crescente fortemente não só na América Latina, mas também na África e Ásia.

Congresso Internacional- Agendado para os dias 26, 27 e 28 de outubro, no Panamá, o II Congresso Latino-americano de Zebu Leiteiro e seus Cruzamentos terá em sua programação uma palestra sobre a raça Girolando. O coordenador Operacional do PMGG, Marcello Cembranelli, falará sobre a seleção da raça no Brasil e seu processo de internacionalização que vem sendo promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

A palestra será no dia 27 de outubro, às 8h, no Centro de Convenções Ancón, Hotel Shetaron Bijao, na província de Coclé. O presidente da Girolando, Luiz Carlos Rodrigues, também participará do Congresso.

O convênio firmado entre a Girolando e a Guatemala para promoção do registro genealógico e o melhoramento genético naquele país será tema de palestra de Daniel Zuñiga, da ASOGYR e proprietário da Agropecuária Moca, no dia 28. Durante o evento, serão apresentados vários cases de sucesso com a raça na América Latina.

Além disso, haverá palestras na área de nutrição, reprodução animal, sustentabilidade, protocolos sanitários, etc. O congresso é organizado pela Asociación de Productores de Ganado Lechero de Panamá (APROGALPA) e tem entre seus coordenadores o brasileiro Ivan Ledic.

Fonte: Associação de Girolando

PARTILHAR

21 anos, Jales/SP.
Estudante de Jornalismo, fotógrafa e estagiaria em Assessoria de Imprensa.
Contato: jornalismo@comprerural.com