Raça Girolando tem vaca com recorde mundial de produção

Raça Girolando tem vaca com recorde mundial de produção

Vaca Indiana Canvas 2R é recordista mundial em produção leiteira em um único dia.

A Indiana Canvas 2R provou que o melhoramento genético é sempre a melhor escolha para você obter ótimos resultados no campo. A vaca do criador José Carlos Rezende e José Edil de Almeida bateu o recorde mundial de leite em Uberaba, recorde esse que era de uma vaca cubana, Uber Blanca. Todo esse leite foi produzido somente um dia e foi registrado durante a Megaleite 2014, principal feira do setor leiteiro do Brasil que acontece em Uberaba – MG.

Indiana produziu 115,020 kg/leite em um único dia, superando em 4,12 kg a produção registrada em 1982 pela vaca cubana Ubre Blanca. Nos três dias do Torneio Leiteiro da Megaleite, produziu 325,290 kg/leite. Além da grande marca alcançada no torneio leiteiro nacional, INDIANA conquistou na pista o título de CAMPEÃ NACIONAL VACA 5 ANOS, 3º MELHOR ÚBERE ADULTO E 3ª MELHOR VACA 3/4 DA EXPOSIÇÃO NACIONAL.

vaca indiana canvas 2r

Porque o leite não é medido por litro e sim quilo?

O leite é medido em quilos, e não em litros, para que haja uma maior precisão na hora de o produtor receber pela produção do seu rebanho. Em condições normais de temperatura e pressão, um litro de água destilada equivale a um quilo. Segundo o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Guilherme Nunes, o leite possui uma parte composta por sólidos que influenciarão seu peso, tornando-o mais pesado que a água.

A Instrução Normativa 51 estabelece que um mililitro de leite a 15 ºC pode variar de 1,028 a 1,034 gramas. Dessa forma, um litro de leite possui entre 1,028 a 1,034 quilos.

Exemplo:

Para 40 quilos de leite teremos 38,91 litros.

3 COMENTÁRIOS

  1. […] Depois de mostrarmos aqui no site a vaca brasileira, Indiana Canvas 2R, que produziu (recorde mundi…, agora temos a vaca holandesa Bur-Wall Buckeye Gigi EX 94 3E, dos EUA, produziu a fantástica média de 92,85 kg de leite/dia – uma enxurrada – e estabeleceu um novo recorde mundial. Ela pariu aos nove anos e três meses de idade e produziu 33.891 kg de leite, com 965 kg de gordura e 972 kg de proteína em 365 dias. […]