
O propósito é mapear e difundir as melhores práticas utilizadas por criadores de referência na raça Girolando, de modo a levá-las para diferentes regiões do país, contribuindo diretamente para o aperfeiçoamento e fortalecimento dos rebanhos leiteiros nacionais.
Responsável por 80% do leite produzido no Brasil, a raça Girolando é tema de um estudo inédito sobre benchmarking em projetos pecuários leiteiros. A pesquisa está sendo conduzida pelo professor da Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Zootecnia, Fábio Toral, em parceria com a Embrapa Gado de Leite e a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.
Muito comum no meio empresarial, o benchmarking é um processo de análise e comparação das práticas, processos e resultados de uma empresa com os de outras organizações de destaque no mercado para aprimorar a própria organização e alcançar a excelência operacional.
“Este é um projeto pioneiro dentro da pecuária leiteira do Brasil e que utilizará a base de dados do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG). Vamos analisar as práticas de gestão de recursos genéticos das fazendas participantes para traçar indicadores médios para diversas características de maior impacto econômico dentro de uma propriedade leiteira. A partir do levantamento, serão formados grupos de fazendas com base no desempenho”, explica o professor da UFMG.
Segundo ele, a pesquisa apontará quais os melhores indicadores de referência especificamente para a raça Girolando. “Será que o percentual de produtos produzidos por FIV, de vacas em lactação que contribuem para a produção de material genético de reposição ou a composição racial média dos rebanhos seriam bons indicadores dentro de uma propriedade da raça? O resultado do estudo nos dará suporte para entender as práticas que são usadas nos rebanhos de referência. Já em uma segunda etapa do projeto, a Associação de Girolando poderá treinar os técnicos de campo para disseminar essas práticas entre os criadores da raça em todo o Brasil. Isso contribuirá para a pecuária leiteira como um todo, já que as vacas Girolando são as mais utilizadas para produzir leite no país”, diz Toral.

O resultado da pesquisa será apresentado durante o 3º Congresso Internacional de Girolando, dentro do painel “Inovações tecnológicas para a moderna pecuária leiteira”. No dia 13 de novembro, o professor da UFMG ministrará a palestra “Benchmarking em projetos de pecuária leiteira: lições dos melhores criadores”, a partir das 16h15, no Center Convention, em Uberlândia/MG.
O painel sobre inovações ainda terá palestras sobre inteligência artificial, gestão financeira, desafios e oportunidades na produção de leite visando o mercado global, sucessão familiar e os caminhos para a neutralidade de carbono e a sustentabilidade. Já no dia 14 de novembro o evento terá o painel “Avanços em genômica e melhoramento animal” com palestras sobre edição gênica, seleção genômica para eficiência alimentar e sustentabilidade, avaliação multirracial e bem-estar animal.
Inscrições abertas – Com expectativa de receberparticipantes de toda a América Latina, o 3º Congresso Internacional de Girolando está agendado para o período de 12 a 14 de novembro. As inscrições estão abertas pelo site do evento (https://congresso.girolando.com.br/pt), onde é possível também acessar a programação completa e outras informações sobre o Congresso.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.