Além do julgamento dos animais, a Associação Brasileira do Santa Gertrudis lançará o Congresso Internacional da Raça, a ser realizado ainda este ano no Brasil
Acontece de 26 de agosto a 3 de setembro a 46ª edição da Expointer, em Esteio, no Rio Grande do Sul. Considerada a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, a exposição conta este ano com uma programação intensa, incluindo a presença da raça Santa Gertrudis, que participa da exposição há mais de trinta anos.
“Esteio sempre recebeu muito bem a nossa raça, e este ano mais uma vez entraremos com animais nesta pista pesada, que baliza muito da genética e do trabalho de desenvolvimento da raça no Brasil. O julgamento ficará a cargo do membro do Comitê Técnico da ABSG e médico veterinário, Marcos Santana, que há muitos anos conhece e acompanha a evolução do Santa Gertrudis”, explica o presidente da Associação Brasileira do Santa Gertrudis, Gustavo Barretto.
De acordo com o superintendente técnico da raça, que há 50 anos está na Associação, José Arnaldo Amstalden, a Exposição é um lugar de encontro e, ainda mais, de troca e evolução da raça, que possui entre suas características a adaptabilidade, o ganho de peso e a produção de carne de qualidade.
“O Santa Gertrudis participa da Expointer desde a década de 70, chegando em alguns anos a ter duzentos animais expostos, com a participação de mais de trinta criadores. Pela qualidade dos animais, a exposição sempre atraiu criadores de várias partes do Brasil, em busca de suas características de produção de carne e rusticidade”, ressalta Amstalden.
E neste ano a participação será ainda mais especial. Durante a Expointer 2023, será lançado o Congresso Internacional do Santa Gertrudis, evento que comemora os 70 anos da chegada da raça ao país. O Congresso será realizado entre os dias 29 de novembro e 11 de dezembro deste ano e reunirá diversos palestrantes e criadores de várias partes do mundo.
“Aproveitamos a força da Expointer para lançar o Congresso e nossa revista comemorativa dos 70 anos da chegada do Santa Gertrudis em terras brasileiras. Esperamos receber todos os criadores e entusiastas da raça no lançamento, mas também nos outros dias da Expointer e, ainda mais, no Congresso”, finaliza Barretto.
Os julgamentos da raça acontecem no dia 27 de agosto (domingo) na pista central a partir das 9h30. O Happy Hour de lançamento do Congresso Internacional do Santa Gertrudis será realizado no dia 29 de agosto, a partir das 19 horas, na Casa da raça Santa Gertrudis no Parque Assis Brasil em Esteio/RS.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Preços da arroba do boi Gordo em 2026: Alta Histórica ou Armadilha de Mercado? Dúvidas pairam sobre o futuro do valor da arroba e seus reflexos na pecuária de corte Continue Reading Rumo aos R$ 400 ou novo freio? O futuro do preço da arroba do boi gordo O homem do campo por trás de um dos maiores projetos de combate ao câncer do Brasil; A formação rural moldou o gestor que hoje comanda um dos maiores projetos de tratamento oncológico da América Latina Continue Reading Henrique Prata: a liderança do agro por trás do Hospital de Amor Descubra quem vence o embate Trator vs. Drone na soja. Estudo da AgroEfetiva revela dados surpreendentes sobre eficiência, amassamento e controle de pragas. Conheça a fazenda que levou o Oscar do Nelore pelas melhores carcaças de machos a pasto; seleção criteriosa e desempenho a campo colocam a P@RM Agropecuária no topo do Nelore nacional Continue Reading Nelore imbatível a pasto: a fazenda que virou referência nacional em carcaça A decisão ocorre em um momento de baixa oferta de gado nos EUA, devido a secas severas e restrições nas importações do México, elevando os custos da matéria-prima para os frigoríficos. Diante disso, JBS fechará fábrica de carne bovina Continue Reading JBS fechará fábrica de carne bovina em importante região por falta de gado A premiação de Carlos Viacava celebra o sucesso da marca e o compromisso com a excelência do Nelore Mocho; Nelore Fest se tornou um palco de reconhecimento dos vencedores dos rankings nacionais Continue Reading Carlos Viacava é homenageado no Nelore Fest 2025Rumo aos R$ 400 ou novo freio? O futuro do preço da arroba do boi gordo
Henrique Prata: a liderança do agro por trás do Hospital de Amor
Trator vs. Drone: Quando vale a pena substituir a pulverização terrestre pela aérea?
Nelore imbatível a pasto: a fazenda que virou referência nacional em carcaça
JBS fechará fábrica de carne bovina em importante região por falta de gado
Carlos Viacava é homenageado no Nelore Fest 2025





