Raça Senepol se destaca na tolerância ao calor, segundo estudo

Senepol se destaca em estudos conduzidos com novilhas para determinar tolerância ao calor versus temperamento.

Dois estudos foram conduzidos com novilhas para determinar a tolerância ao calor, durante os dias quentes do verão. Foram analisados animais Bos Taurus (Angus e Hereford), Bos Indicus (Brahman), Tropical Bos Taurus (Senepol e Romosinuano) e os cruzamentos Hereford e Senepol.

As diferenças entre raças se deu pela observação da temperatura retal, temperamento e concentrações circulantes de cortisol no sangue.

No verão, durante os dias mais quente do ano, observou-se que a temperatura retal do Angus foi maior (P <.001) do que a do Brahman, Senepol, ou Romosinuano. A temperatura retal e de plasma cortisol foram significativamente menores do que no Senepol e no Brahman, sugerindo que as diferenças nas temperaturas retais entre essas raças podem ser relacionadas com o estresse, possivelmente relacionadas a diferenças no temperamento destes animais.

O cruzamentos de Hereford e Senepol tinham temperaturas retais tão baixas como a do Senepol puro e exibindo heterose significativa (-9,4%, P <.05) na temperatura retal sobre os dias mais quente do verão. Nas datas mais quentes, as novilhas Angus apresentaram taxas mais rápidas de respiração do que as novilhas Brahman e Romosinuano. Já as novilhas Senepol apresentavam uma respiração com taxas significativamente mais lenta.

Considerando a ordem entre as raças, as novilhas Brahman sempre tiveram a taxa de respiração mais lenta e maior volume celular embalados, porém, tiveram escores significativamente maiores com relação ao temperamento. Já as concentrações plasmáticas de cortisol nas novilhas Angus, não foi diferente entre Brahman e Senepol sobre o mais quente do verão. Nesta data, a temperatura retal não diferiu entre Brahman e Senepol, que apoia a hipótese de que existe uma relação entre a resposta ao estresse e temperatura retal que ajuda a explicar as diferenças de temperamento.

Os resultados destes ensaios demonstram tolerância ao calor do Senepol e Romosinuano. Além disso, os resultados sugerem um nível substancial de dominância do Senepol para capacidade de manter constante a temperatura corporal em um ambiente quente, tal como medido pela temperatura retal em cruzamentos com uma raça não-adaptado, o que implica no seu temperamento de baixo estresse em dias quentes.

Fonte: Retirado do artigo ‘’ Heat tolerance in two tropically adapted Bos taurus breeds, Senepol and Romosinuano, compared with Brahman, Angus, and Hereford cattle in Florida‘’ – Journal of Animal Sciense – 21/01/2009. http://jas.fass.org/cgi/content/abstract/74/2/295?ck=nck

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM