Raça Tabapuã é tema de Workshop em Uberaba/MG

Raça Tabapuã é tema de Workshop em Uberaba/MG

tabapua-agua-milagrosa
Foto: Fazenda Água Milagrosa - Berço da raça Tabapuã

O evento é organizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã  e conta com o apoio técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu.

O “1º Workshop Tapabuã – a Raça Forte do Brasil” será no dia 23 de agosto, às 13h30, no Salão Nobre, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG.

O evento é organizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã (ABCT) e conta com o apoio técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

A programação conta com várias palestras e aula prática sobre ultrassonografia de carcaça. O programa Pró-Genética e os números da raça Tabapuã serão apresentados pelo gerente de Melhoramento Genético/Pró-Genética, Lauro Fraga. Outra palestra será sobre eficiência alimentar.

O diretor Acadêmico da FAZU, Carlos Henrique Cavallari Machado, mostrará dados do 1º Teste de Eficiência e Desempenho Alimentar, ocorrido na fazenda escola da FAZU, que é a novidade da edição 2017 do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT).

O 1º Workshop Tapabuã ainda abordará a trajetória da raça, que está entre as que mais participam das Provas de Ganho em Peso (PGPs) oficializadas pela ABCZ. O tema será abordado pelo superintendente técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian.

As DEPs (Diferença Esperada na Progênie) para as medidas de Área de Olho de Lombo (AOL) e Acabamento de Carcaça serão tema da palestra do superintendente técnico-adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, Henrique Ventura. Essas duas medidas passam a integrar o Sumário de Touros da raça, que será lançado na ExpoGenética. Já a experiência da seleção Copacabana com o uso o ultrassom e das ferramentas de seleção do PMGZ serão apresentadas pelo médico veterinário Edson Azevedo.

O zootecnista Fernando Garcia apresentará casos de sucesso da raça Tabapuã. A importância da ultrassonografia para obtenção das medidas de carcaça será o tema abordado pelo zootecnista Yuri Farjalla. Também haverá uma aula prática sobre ultrassonografia de carcaça.

Fonte: Insta Tabapuã do Corrego

PARTILHAR

21 anos, Jales/SP.
Estudante de Jornalismo, fotógrafa e estagiaria em Assessoria de Imprensa.
Contato: jornalismo@comprerural.com