Rações inovadoras maximizam desempenho e potencializam imunidade dos peixes

Reaquecimento do mercado estimula lançamento de novos produtos, como a linha Guabitech Impulse, da Guabi, que investiu na ampliação de capacidade da fábrica em SP

Apesar dos diversos desafios e da instabilidade do mercado da piscicultura em 2024, a produção de peixes de cultivo no Brasil aumentou 9,2% no ano passado, totalizando 968.745 toneladas. Foi a maior alta anual desde o início do levantamento da Associação Brasileira de Piscicultura (PeixeBR), em 2015, alavancada pelo incremento de 14,3% na tilápia, que somou 662.230 toneladas. Responsável por cerca de 70% do custo de produção da piscicultura, a nutrição desempenha papel fundamental no sucesso da criação.

“Rações de excelência fomentam grandes produtividades”, resume o zootecnista Gustavo Pizzato, gerente de produtos Aqua da Guabi Nutrição e Saúde Animal. A empresa investiu na ampliação da capacidade da fábrica de Sales Oliveira (SP) para lançar uma nova linha de produtos para fases iniciais de peixes de cultivo.

“Quando vemos esse crescimento de produção e todo investimento que os produtores de peixe vêm fazendo em suas propriedades, precisam ter a nutrição como um forte aliado. Se não investirem nisso, perderão a oportunidade de otimizar espaços, serem mais eficientes, alcançarem melhores resultados zootécnicos e rentabilizarem”, avalia o especialista. Porém, ele ressalta que, com a expansão da piscicultura, inevitavelmente surgem novas doenças que fazem parte dos desafios diários da produção.

Para fazer frente a esses desafios, a Guabi lançou, em janeiro, a nova linha Guabitech Impulse, voltada a maximizar o desempenho zootécnico e potencializar a imunidade dos peixes. Baseada nos excelentes resultados de sua antecessora, Guabitech Inicial, as novas rações tiveram alterações nos tamanhos dos pellets e receberam reforços de tecnologias e níveis nutricionais. O portfólio da linha Guabitech Impulse conta com cinco produtos, que atendem a todos os estágios das fases iniciais de peixes de água doce cultivados no Brasil: pó; 0,8 a 1 mm; 1,3 a 1,5 mm; 1,7 a 1,9 mm; e 2 a 3 mm.

Tecnologias nutricionais

A nova linha de produtos Aqua é fruto dos investimentos realizados na fábrica da Guabi de Sales Oliveira (SP), que ampliaram a capacidade de produção e a qualidade dos produtos. “Instalamos um moinho pulverizador, um dos únicos desse tipo no Brasil, que mói as matérias-primas em partículas muito finas (0,2 mm). Esse equipamento otimiza a produção de rações muito pequenas, favorecendo ganhos nutricionais pelo aumento da superfície de contato das matérias-primas no processo de extrusão”, explica Pizzato.

Além da qualidade das matérias-primas e do balanço nutricional adequado, a linha Guabitech Impulse conta com um robusto pacote tecnológico de aditivos viabilizados pela nutrigenômica, identificados pelo selo GEN Guabi. Cada produto possui um mix de tecnologias – probióticos, prebióticos, nucleotídeos, DHA, enzimas e ácidos orgânicos – em um arranjo ideal para cada fase e alimento.

  • Os probióticos e prebióticos contribuem para o equilíbrio da microbiota intestinal, promovendo a saúde e o desempenho dos peixes.
  • Os ácidos orgânicos inibem o crescimento de microrganismos indesejáveis, reduzindo o pH.
  • As enzimas ajudam na digestão de ingredientes incomuns na dieta natural dos animais, como milho, trigo e soja.
  • Os nucleotídeos aumentam a capacidade de multiplicação celular, auxiliando na recuperação de ferimentos.
  • O DHA, um ácido graxo essencial, melhora o desenvolvimento, a saúde e a imunidade dos peixes.

Outro diferencial das novas rações é que 100% dos microminerais são orgânicos, ou seja, os peixes conseguem absorver e utilizar esses nutrientes de maneira mais eficiente. “Isso significa que uma quantidade menor no produto é necessária para atingir os mesmos benefícios nutricionais. Ao evitar a excreção excessiva de nutrientes na água e a sobrecarga ambiental, temos uma produção mais eficiente e sustentável”, destaca o zootecnista.

A Guabi é a única empresa do mercado a oferecer o QS, um pacote adicional de tecnologias nutricionais que promovem melhor desempenho animal em situações de maiores desafios. “É uma proteção natural extra, que interfere na comunicação entre as bactérias, favorecendo uma microbiota intestinal mais saudável e contribuindo para melhores resultados em ganho de peso, conversão alimentar e sobrevivência”, enfatiza Pizzato.

Sobre a Guabi Nutrição e Saúde Animal

A Guabi Nutrição e Saúde Animal atua há mais de 50 anos no desenvolvimento e fabricação de produtos de alta qualidade, voltados para o bem-estar de todo o ciclo: animais, produtores, criadores e consumidor final. Investe na qualidade dos insumos e em tecnologias de ponta que garantem o melhor resultado, sendo uma das maiores empresas de nutrição e saúde animal do país. Possui forte atuação em todos os estados brasileiros, com cinco unidades fabris, centros de distribuição em diversos estados e escritório nacional em Campinas (SP).

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM