Estudante de Biomedicina e empreendedora encontrou no Parque do Peão uma conexão com suas raízes indígenas e sertanejas
Maria Fernanda Gomes na Rainha de Barretos 2026 apresenta uma trajetória marcada pela família, pelo empreendedorismo e pela valorização das próprias origens. Nascida e criada em Barretos, a jovem de 20 anos estuda Biomedicina, atua como empreendedora e participa pela primeira vez do concurso.
Uma de suas lembranças mais significativas aconteceu durante uma visita ao Parque do Peão acompanhada pela mãe e pelas irmãs. Além de se impressionar com a dimensão do espaço, Maria Fernanda encontrou ali uma representação importante de sua história familiar.
Maria Fernanda Gomes na Rainha de Barretos 2026
Durante a visita, a candidata observou uma família indígena expondo artesanatos e produtos culturais. Como possui ascendência indígena, a experiência fez com que reconhecesse no Parque do Peão não apenas as tradições sertanejas, mas também elementos de sua árvore genealógica.
A lembrança permaneceu como uma demonstração da diversidade cultural encontrada dentro do evento e fortaleceu o sentimento de pertencimento da candidata.
Família inspirou o sonho de participar
O interesse de Maria Fernanda por concursos começou ainda na infância. Algumas de suas tias já haviam participado de competições de beleza, o que despertou nela o desejo de um dia viver uma experiência semelhante.
Agora, ao disputar a faixa da Festa do Peão, ela procura transformar essa influência familiar em uma oportunidade de representar meninas que possuem diferentes histórias, origens e características.
Para a estudante, a cultura sertaneja está relacionada à fé, ao trabalho, ao acolhimento e ao respeito pelas raízes. Esses valores foram transmitidos entre gerações de sua família e fazem parte da forma como ela enxerga Barretos.
Jorge & Mateus e a emoção da arena
Maria Fernanda cresceu ouvindo Jorge & Mateus em encontros com familiares e amigos. As músicas da dupla acompanham lembranças importantes de sua juventude e representam a capacidade do sertanejo de dialogar com diferentes gerações.
Sua modalidade favorita é a montaria em touros. A candidata destaca a energia da arena, a coragem dos competidores, o preparo físico e o respeito exigido durante as provas.
Caso seja eleita, Maria Fernanda pretende usar a visibilidade da faixa para apoiar causas sociais e incentivar outras meninas a acreditarem na própria capacidade. Para ela, representar Barretos significa carregar a história e os valores da cidade com humildade, autenticidade e responsabilidade.
VEJA MAIS:
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.