Ford anuncia acordo com governo da Bahia sobre fábrica em Camaçari

A unidade brasileira da Ford anunciou nesta quarta-feira que assinou acordo que permite o uso “imediato” de seu complexo fabril paralisado em Camaçari pelo governo da Bahia

O anúncio ocorreu dias antes de uma cerimônia marcada para 9 de outubro em que o presidente global da BYD, Wang Chuanfu; a presidente da montadora para as Américas, Stella Li; e o presidente da companhia no Brasil, Tyler Li, estarão em Camaçari para cerimônia de lançamento da pedra fundamental da fábrica da companhia na cidade.

“A Ford e o governo da Bahia assinaram o contrato de transação para reversão da fábrica de Camaçari para o Estado, permitindo assim a utilização imediata do imóvel pelo Estado… Com isso, a Ford e o governo da Bahia dão um passo definitivo para a utilização da planta de Camaçari para gerar crescimento econômico e social para a comunidade baiana”, afirmou a montadora norte-americana em comunicado.

Foto: Divulgação

A Ford não informou os termos financeiros do acordo. Em meados de agosto, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, afirmou a jornalistas em evento da BYD que o Estado tinha uma expectativa preliminar de ter de ressarcir a Ford em cerca de 100 milhões a 150 milhões de reais.

Procurada, a montadora norte-americana não comentou o assunto.

Ford, BYD e governo da Bahia têm travado discussões paralelas desde pelo menos o ano passado sobre a fábrica fechada pela montadora norte-americana em Camaçari em 2021.

A BYD, que tem promessa de investir 3 bilhões de reais no Brasil, tinha expectativa de anunciar já no final do ano passado um acordo definitivo para a instalação de seu complexo fabril, formado inicialmente por uma fábrica de carros elétricos, no espaço ocupado pela Ford em Camaçari.

Atualmente, a montadora chinesa trabalha com expectativa de iniciar a produção de carros eletrificados na Bahia no final de 2024.

Fonte: Notícias Agrícolas

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM