PARTILHAR

Empresa holandesa usa “tecnologia de filmes de ação” para tornar o gerenciamento da saúde e cio do rebanho leiteiro algo simples e de fácil controle.

A Nedap tem escritórios na Holanda, China e Estados Unidos conta com uma equipe de mais de 700 colaboradores. A grande inspiração e filosofia da empresa é trazer tecnologia para a vida das pessoas e entender o que elas realmente precisam para melhorar o ambiente de trabalho, além também de apostar na simplicidade das coisas para poder desenvolver ferramentas que vão ajudar as pessoas em suas vidas.

Cada vez mais conscientes do papel central que a tecnologia desempenha na vida de todos (inclusive daqueles que não estão diretamente conectados) pessoas e empresas tem buscado nela a solução para problemas do dia-a-dia rural, e muita coisa boa tem trazido ao produtor vantagens para melhorar a produtividade do seu rebanho.

alta tecnologia na pecuaria leiteira3
Foto: Divulgação / Nedap

A realidade aumentada diz respeito a um ambiente de imersão criado por meio de ferramentas computacionais no qual o usuário realiza determinadas tarefas. A realidade aumentada designa a interação entre ambientes virtuais e o mundo físico. Um bom exemplo de realidade aumentada são as etiquetas QR Code em pontos turísticos de cidades. Através do aplicativo leitor deste tipo de etiqueta instalado em tablet ou smartphone e com conexão à internet, pode-se ter acesso a uma espécie de guia virtual, que indica os locais aos quais o turista deve ir.

Nedap CowControl

alta tecnologia na pecuaria leiteira2
Foto: Divulgação / Reprodução

O nome da tecnologia é Nedap CowControl™, primeiro a trazer realidade aumentada para o setor leiteiro, a inovação já foi premiada em várias feiras. Ele é um sistema de monitoramento e gerenciamento de rebanho de leiteiro que faz um checklist de vários itens sanitários e de localização do animal, ajuda a maximizar o desempenho do rebanho e a eficiência da fazenda, aumentando os resultados de reprodução, a saúde das vacas, a eficiência do trabalho e o gerenciamento da propriedade que é a chave parar melhorar a produção e lucratividade.

Entre suas funcionalidades está a identificação dos animais, detectação de cio, altamente precisa para o momento ideal de inseminação. É possível checar o tempo que a vaca passou ruminando e comendo além do seu possível comportamento inativo que pode ser algum problema de saúde, com essa detecção precoce de problemas de saúde e monitoramento intensivo de vacas de transição e recuperação pós-tratamento.

É possível mapear os padrões de comportamento de cada grupo de vacas, isso ajudará na avaliação de impacto do desempenho de cada individuo dentro do rebanho. Essa alta conectividade pode ser uma grande aliada para que a produção do seu rebanho possa crescer cada vez mais. Com esse alto controle de fertilidade das fêmeas será possível ajustar horários de manejo reprodutivo dentro do rebanho, importantíssimo na pecuária leiteira.

Klaas Ane Jellema, produtor de leite em Gärds Köpinge na Suíça
Foto: Divulgação / Nedap

Klaas Ane Jellema, produtor de leite em Gärds Köpinge na Suíça disse que esperava essa tecnologia há anos, e que o trabalho agora é feito muito mais rapidamente. Hoje ele possuí um rebanho de 400 vacas em lactação ordenhadas por 5 robôs em 200 hectares, são 3 funcionários em tempo integral. Klass conta que tem economizado muito tempo, principalmente na observação de cio das vacas, e também com veterinários, graças ao monitoramento da saúde dos animais. (história competa aqui, em inglês)

Confira o material publicitário da empresa sobre todas as funções da tecnologia (Manual em Inglês).

detectacao de cio vaca de leite - montando
Foto: Divulgação

Detectação de cio da vaca

O sistema é ótimo para detectar cio de vacas leiteiras, em produção, o sistema já detectou e monitora o cio de milhões de vacas automaticamente. O sistema alerta sobre uma vaca no cio, apresenta uma visão geral em tempo real de todas as vacas no cio e mostra o momento ideal de inseminação. Pode ser visualizado de uma forma amigável no seu PC, tablet e smartphone.

Optimal-insemination-moment-graph-Nedap-2-e1501142375133
Pico é o momento ideal para inseminação.

A tecnologia está disponível na União Européia, Estados Unidos e China, ainda não há previsão para chegar ao Brasil, mas olhando para todo esse pacote tecnológico é possível afirmar que faria muito bem aos produtores brasileiros.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.