Baú do leite: Recordista mundial produziu 69,1 kg de leite por dia

Vaca da Raça Jersey é de linhagem de recordistas: sua mãe produziu uma média de 55,8 kg de leite por dia

Para conseguir uma boa produção de leite o produtor precisa realizar um bom manejo de forma geral, desde a nutrição, conforto, porém, a genética tem bastante influência no resultado final. Um bom exemplo é a vaca Mainstream Barkly Jubilee que, ao fechar sua segunda lactação, mostrou a força das grandes linhagens da raça Jersey, quebrando o recorde mundial de produção de leite que pertencia à sua mãe, a Mainstream Berretta Joy.

No ano de 2007, Jubilee atingiu a marca de 49.250 libras leite, 2.251 libras de gordura e 1.645 libras de proteína, em um sistema de produção com duas ordenhas diárias. Com esses números, ela completou a lactação de 365 dias produzindo em média 61,2 kg de leite por dia, isso com 4,57% de gordura e 3,34% de proteína, após ter parido aos 3 anos e 6 meses de idade.

“Mais que isso, na lactação seguinte, essa vaca fantástica bateu o recorde novamente. Parida pela terceira vez – aos 4 anos e 8 meses de idade – ela produziu 55.590 libras de leite, 2.550 libras de gordura e 1.706 libras de proteína, em 365 dias; ou seja, ela fechou sua terceira lactação com uma média de produção de leite de 69,1 kg por dia”, conta Marcelo Xavier, que foi presidente da Associação dos Criadores de gado Jersey do Brasil por dois mandatos, formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, com Mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e editor do Canal do Leite.

Mainstream Barkly Jubilee VG-87 World Record Holder for Milk e Joy
Fonte: Canal do Leite

Segundo a Associação Americana do Jersey (ACJA), todos os recordes de produção existentes naquela ocasião para a raça foram superados pela performance dela.

Jubilee é filha do touro Long Distance Barber Barkly e descende de uma das quatro vacas Jersey que foram adquiridas em 1993 pela fazenda Mainstream Holstein, de propriedade de Randy e Jana Kortus, na cidade de Lynden, estado de Washington (EUA),como parte de um projeto de desenvolvimento para sua filha Melissa.

Em sua primeira lactação, Jubilee havia alcançado o título de líder na categoria ‘Vaca 1 Ano Parida’, nos Estados Unidos. Tal como no recorde mundial de leite, naquela época sua produção superou a de sua mãe que havia estabelecido o recorde da categoria quatro anos antes.

Joy foi a vencedora do President´s Trophy em 2002 e 2003, liderou o Concurso Nacional Jovem de Produção de 2000 e se tornou a primeira Jersey na história da AJCA a atingir dois recordes consecutivos de mais de 40.000 libras de leite em uma lactação.

E a boa produção vem de berço, a matriarca da família – Lagerweys 285 Silky – venceu o Concurso Nacional Jovem de Produção em 1999 e está classificada em 22º lugar na histórica Lista de Líderes de Classe para Rendimento de Queijo (Cheese Yield), com um histórico de produção de 4.642 libras de queijo. Classificada EX-90, aos 7 anos de idade, esta vaca foi a primeira Jersey na história da raça a completar seis lactações com mais de 30.000 libras de leite; atingindo uma produção vitalícia de 232.000 libras.

Segundo Xavier, a lactação média de uma vaca Jersey nos Estados Unidos é de 29 kg leite por dia, isso numa avaliação realizada no ano de 2016 contabilizando a média de mais de 100 mil vacas avaliadas.

“Esse recorde da Jubillee de 69,1 kg/leite/dia não é o pico da lactação, mas sim a média da lactação. Normalmente nem o produtor de Jersey do Brasil conhece esse potencial da raça Jersey”, destacou Xavier.

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA),a cadeia produtiva do leite e derivados é um setor de grande importância econômica e social para o Brasil, sendo o terceiro maior produtor mundial de leite, com mais de 34 bilhões de litros por ano, com produção em 98% dos municípios brasileiros, tendo a predominância de pequenas e médias propriedades, empregando perto de 4 milhões de pessoas. O país conta com mais de um milhão de propriedades produtoras de leite.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM