
Ainda assim, apesar da alta, é preciso ponderar o número absoluto de solicitações de recuperação judicial é pequeno se considerarmos um Universo com cerca de 1,4 milhão de produtores que tomaram crédito rural durante os últimos dois anos no país.
Durante o segundo trimestre deste ano, de acordo com os dados inéditos registrados pela Serasa Experian, os produtores rurais que atuam como pessoa física no Brasil realizaram 214 solicitações de recuperação judicial. A comparação com os três primeiros meses do ano mostrou acréscimo de 108 pedidos.
Para o head de agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta, “os eventos climáticos, a elevação da taxa de juros, a baixa do preço das commodities e a alta dos custos de produção foram agentes que impactaram negativamente a estabilidade financeira no campo, principalmente para produtores que já estavam muito alavancados. Ainda assim, apesar da alta, é preciso ponderar o número absoluto de solicitações é pequeno se considerarmos um Universo com cerca de 1.4 milhão de produtores que tomaram crédito rural durante os últimos dois anos no país. Como há uma forte concentração de RJs no MT e em GO, isso tem gerado um pessimismo para credores que passaram a atuar na região nos últimos anos”.
Confira no gráfico:

Em relação ao porte, os dados mostraram que, aqueles que não possuem propriedades no campo, ou seja, arrendatários de terras e grupos econômicos ou familiares relacionados ao setor, registraram 99 pedidos de recuperação judicial. “Para os produtores rurais que lidam com mais essa modalidade de comprometimento financeiro, além dos fatores econômicos, o desafio acaba sendo ainda maior”, comenta o head de agronegócio da Serasa Experian. A análise também identificou que os pequenos proprietários rurais tiveram 44 solicitações, seguidos pelos grandes (36) e médios, que realizaram 35 requerimentos.
Mato Grosso e Goiás foram as Unidades Federativas mais demandantes
Dentre as Unidades Federativas (UF) do Brasil, os Estados em que a recuperação judicial mais se concentrou foram Mato Grosso e Goiás, que registraram 57 e 54 pedidos, respectivamente. Além disso, regiões como Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná também tiveram destaque. Veja no gráfico a seguir as informações do TOP 10 regiões na íntegra.

Previsão de instabilidade financeira poderia reduzir exposição à recuperação judicial
A atuação do Agro Score – solução da Serasa Experian que entrega análises específicas para o setor – pode prever riscos de inadimplência dos produtores rurais. Essa identificação acontece pois o monitoramento de dados da ferramenta consegue registrar, com vários meses de antecedência, os perfis financeiros que já apresentavam sinais de instabilidade. Ou seja, é uma análise que mitiga os riscos da concessão de crédito.
A aplicação dessa tecnologia mostrou, por exemplo, que o Agro Score médio dos produtores rurais que atuam como pessoa física era significativamente maior do que o daqueles que solicitaram recuperação judicial, mesmo três anos antes do pedido. Veja:

Assim, é possível comprovar que o uso de modelos preditivos viabiliza a identificação de perfis propensos à recuperação judicial e possibilita aos credores decisões mais seguras. “Utilizar análises mais criteriosas para conceder crédito protege o mercado de realizar financiamentos com perfis economicamente instáveis, diminuindo riscos e fomentando a regulamentação da saúde financeira no setor”, finaliza Marcelo Pimenta.
Metodologia
O levantamento inédito feito exclusivamente pela Serasa Experian foi construído a partir das estatísticas de processos de recuperação judicial no Agronegócio registradas mensalmente na base de dados da companhia e provenientes dos tribunais de justiça de todos os Estados. Estão contemplados nesse levantamento proprietários e produtores rurais de todos os portes que atuam como pessoas físicas. Nesse caso, os perfis de pessoas físicas (PF) podem requerer recuperação judicial de acordo com a Lei 14.112 de 24/12/2020.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Empresa parceira da MF Rural oferta crédito rural com juros a partir de 2% ao ano
SG Agronegócio, parceira da MF Rural, já liberou R$ 1,2 bilhões de recursos para o setor; empresárias são especialistas em crédito rural para compra de imóvel rural e outras operações com juros a partir de 2% a.a.
Continue Reading Empresa parceira da MF Rural oferta crédito rural com juros a partir de 2% ao ano
Agro em colapso? Grande produtor denuncia situação crítica no campo
José Donizete Paifer, referência do agronegócio brasileiro fala sobre o aumento dos preços dos alimentos e endividamento dos produtores rurais; ‘custo Brasil’ está cobrando seu preço
Continue Reading Agro em colapso? Grande produtor denuncia situação crítica no campo
Safra da laranja 2025/26: Fundecitrus fará anúncio de estimativa no dia 9 de maio
O evento será realizado às 10 horas, com recepção às 9h30, no auditório do Fundecitrus. Haverá transmissão ao vivo.
Continue Reading Safra da laranja 2025/26: Fundecitrus fará anúncio de estimativa no dia 9 de maio
Morre Roy Cooper, o maior nome do rodeio e oito vezes campeão mundial
Lenda das arenas, o “Super Looper”, Roy Cooper fez história com oito títulos mundiais, revolucionou o tie-down roping com velocidade e técnica, e abriu caminho para uma dinastia familiar no rodeio profissional
Continue Reading Morre Roy Cooper, o maior nome do rodeio e oito vezes campeão mundial
Genética de excelência marca a parada na Estância Bela Vista do Mundial Braford
Localizada em uma região de campos rasos sobre solo basáltico, a propriedade apresentou aos visitantes a adaptação do Braford às condições naturais da fronteira oeste gaúcha.
Continue Reading Genética de excelência marca a parada na Estância Bela Vista do Mundial Braford
Mercado de exportação do arroz segue aquecido no primeiro semestre de 2025
Segundo informações da Federarroz, a expectativa é de negócios em boa escala especialmente para países da América Central.
Continue Reading Mercado de exportação do arroz segue aquecido no primeiro semestre de 2025