Segundo o ministro, além do Tesouro Nacional, os bancos públicos tiveram grande participação na construção do Plano Safra 2024/25 e recursos cresceram 40% nos últimos dois anos
Para impulsionar o setor agropecuário brasileiro, o Governo Federal lança o Plano Safra 2024/2025, no âmbito do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), oferecendo linhas de crédito, incentivos e políticas agrícolas para médios e grandes produtores. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou o papel dos bancos públicos e da equipe econômica na elaboração do Plano Safra 2024/25, lançado nesta quarta-feira (3), em Brasília.
“A equipe econômica do governo foi fundamental para que obtivéssemos acréscimo de 32% nos últimos dois anos em recursos do Tesouro Nacional destinados ao Plano Safra. Muitas vezes não percebemos o efeito colateral dos juros altos. Um deles é que a poupança rural e os depósitos à vista, fundamentais para um aumento de recursos e para um custo mais baixo dos financiamentos, começam a minguar. Quem é que larga recursos hoje na poupança, que vai remunerar 7 ou 8% ao ano, se a taxa básica de juros do país é de 10,5%, e o CDI, com um pouco mais de spread, dá 12%? Isso significou 60 bilhões de reais a menos, que não teriam custo para o governo. O nosso desafio então foi encontrar a disponibilidade desses recursos para fazer um Plano Safra deste tamanho”, diz Fávaro.
Segundo o ministro, além do Tesouro Nacional, os bancos públicos tiveram grande participação na construção do Plano Safra 2024/25. O BNDES, o Banco do Brasil, o BASA e o BMB foram essenciais, por acreditarem na agropecuária.
“São 40% a mais de recursos para o setor nos últimos dois anos. E como o custo de produção do setor está em média 23% menor, teremos um Plano Safra que será 63% mais eficiente. Vai ter mais recursos, cobrindo mais áreas”, afirma Fávaro.
Com informações do Canal Rural
Adoção de salvaguarda foi ‘decisão difícil’ para a China, avalia especialista
China adota cotas e tarifa de 55% para carne bovina importada. Medida não mira o Brasil, avalia especialista, mas afeta exportadores globais.
Continue Reading Adoção de salvaguarda foi ‘decisão difícil’ para a China, avalia especialista
O que explica os furos do queijo suíço?
Originário das regiões montanhosas da Suíça, o queijo suíço, com destaque para o Emmental, se consolidou como um produto de alto valor agregado no mercado internacional
Conheça o Elfo do Porto Azul, o cavalo que mudou a marcha picada para sempre
Invicto nas pistas, líder absoluto como reprodutor e responsável por padronizar a marcha picada moderna, Elfo do Porto Azul é considerado por criadores e especialistas como o maior garanhão da história da modalidade no Brasil.
Continue Reading Conheça o Elfo do Porto Azul, o cavalo que mudou a marcha picada para sempre
ABPA monitora renovação de isenção tarifária no México para carne de frango
México mantém isenção para carne de frango no PACIC. ABPA avalia impacto nas exportações e mudanças tarifárias para a carne suína.
Continue Reading ABPA monitora renovação de isenção tarifária no México para carne de frango
Por que cães de pastoreio sofrem quando vivem trancados em apartamentos
Raças como Border Collie, Pastor Alemão e Ovelheiro Gaúcho carregam alta demanda física e mental, e o confinamento urbano pode gerar ansiedade, frustração e comportamentos destrutivos.
Continue Reading Por que cães de pastoreio sofrem quando vivem trancados em apartamentos
Coleiras inteligentes, IA e bilhões em jogo, esse jovem que está revolucionando a pecuária
Criadas por um ex-produtor de leite da Nova Zelândia, as coleiras inteligentes da Halter estão revolucionando o manejo de gado, economizando horas de trabalho no campo e redesenhando o futuro da pecuária global.





