
Segundo o ministro, além do Tesouro Nacional, os bancos públicos tiveram grande participação na construção do Plano Safra 2024/25 e recursos cresceram 40% nos últimos dois anos
Para impulsionar o setor agropecuário brasileiro, o Governo Federal lança o Plano Safra 2024/2025, no âmbito do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), oferecendo linhas de crédito, incentivos e políticas agrícolas para médios e grandes produtores. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou o papel dos bancos públicos e da equipe econômica na elaboração do Plano Safra 2024/25, lançado nesta quarta-feira (3), em Brasília.
“A equipe econômica do governo foi fundamental para que obtivéssemos acréscimo de 32% nos últimos dois anos em recursos do Tesouro Nacional destinados ao Plano Safra. Muitas vezes não percebemos o efeito colateral dos juros altos. Um deles é que a poupança rural e os depósitos à vista, fundamentais para um aumento de recursos e para um custo mais baixo dos financiamentos, começam a minguar. Quem é que larga recursos hoje na poupança, que vai remunerar 7 ou 8% ao ano, se a taxa básica de juros do país é de 10,5%, e o CDI, com um pouco mais de spread, dá 12%? Isso significou 60 bilhões de reais a menos, que não teriam custo para o governo. O nosso desafio então foi encontrar a disponibilidade desses recursos para fazer um Plano Safra deste tamanho”, diz Fávaro.
Segundo o ministro, além do Tesouro Nacional, os bancos públicos tiveram grande participação na construção do Plano Safra 2024/25. O BNDES, o Banco do Brasil, o BASA e o BMB foram essenciais, por acreditarem na agropecuária.
“São 40% a mais de recursos para o setor nos últimos dois anos. E como o custo de produção do setor está em média 23% menor, teremos um Plano Safra que será 63% mais eficiente. Vai ter mais recursos, cobrindo mais áreas”, afirma Fávaro.
Com informações do Canal Rural
USDA amplia estimativa da safra de soja do Brasil para 169,5 mi de toneladas
O volume de soja é 4,5 milhões de toneladas maior do que a projeção anterior feita pelo USDA no fim de dezembro do ano passado
Continue Reading USDA amplia estimativa da safra de soja do Brasil para 169,5 mi de toneladas
Carta Leite – A isenção tarifária afetaria o mercado brasileiro de leite?
Entre 1975 e 2023, a produção nacional saltou de 7 bilhões para 35 bilhões de litros, impulsionada por ganhos de produtividade que triplicaram a eficiência.
Continue Reading Carta Leite – A isenção tarifária afetaria o mercado brasileiro de leite?
Evento discutirá estratégias e perspectivas do agronegócio nacional
hsm+Agro 2025, em Brasília, discutirá estratégias e perspectivas e fortalecerá conexões para líderes do agronegócio nacional; Evento ocorrerá no dia 12 de agosto de 2025
Continue Reading Evento discutirá estratégias e perspectivas do agronegócio nacional
Com risco de crédito e juros elevados, produtor precisa ter cautela na safra 2025/26
Após anúncio do Banco Central que aumentou a Selic para 14,25%, os empréstimos bancários e financiamentos tendem a ficar mais onerosos e criteriosos.
IA conduz primeira negociação de grãos do mundo no Brasil
Primeira negociação de grãos do mundo 100% conduzida por Inteligência Artificial é realizada no Brasil; negociação foi conduzida pelo AIrton, o consultor digital do agronegócio
Continue Reading IA conduz primeira negociação de grãos do mundo no Brasil
Sistema Famato reforça compromisso com a sustentabilidade da pecuária durante o Fórum Pré-COP30
O evento que discute a sustentabilidade da produção de bovinos no Brasil aconteceu nesta segunda-feira (24/03), em Campo Grande (MS).