Regulamentação dos bioinsumos promete impulsionar a agropecuária

Nova lei dos bioinsumos regulamenta produção, incentiva inovação sustentável e atrai investimentos para a modernização da agropecuária brasileira.

Segundo a Agência do Senado, foi sancionada e já está em vigor a Lei 15.070/2024, que regulamenta a produção, o uso e a comercialização dos bioinsumos no Brasil. Esses produtos e tecnologias de origem biológica — provenientes de vegetais, animais, microrganismos e minerais — são utilizados para combater pragas e doenças, além de promover o desenvolvimento das plantas.

A lei, publicada no Diário Oficial da União no dia 23 de dezembro, foi aprovada no Senado em 3 de dezembro e sancionada sem vetos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A medida representa um marco regulatório para o setor, com o objetivo de impulsionar a inovação, garantir segurança jurídica e atrair investimentos para a agropecuária.

Principais Disposições da Lei

A nova legislação traz avanços significativos ao setor ao:

  • Dispensar registro para bioinsumos produzidos para consumo próprio nas propriedades rurais.
  • Estabelecer incentivos oficiais ao uso de bioinsumos, como linhas de crédito e políticas de fomento.
  • Criar a Taxa de Registro de Estabelecimento e Produto da Defesa Agropecuária (Trepda), que financiará a fiscalização e regulamentação desses produtos.

A norma abrange aspectos como produção, importação, exportação, uso, inspeção, pesquisa, transporte, destinação de resíduos e embalagens. Sua aplicação se estende a todos os sistemas de cultivo — convencional, orgânico e agroecológico —, cobrindo bioinsumos para uso agrícola, pecuário e aquícola.

O controle e a fiscalização ficarão a cargo de órgãos de defesa agropecuária federais, estaduais e distritais, conforme competências específicas.

Impactos na Inovação e Segurança Jurídica

Relator do projeto na Câmara, o senador Jaques Wagner (PT-BA), destacou a importância da lei para estimular a inovação no setor de bioinsumos e fortalecer a segurança jurídica para investidores e produtores. Ele também enfatizou que a legislação é complementar à Lei dos Agrotóxicos, permitindo que ambas coexistam de forma equilibrada no suporte à produção agropecuária nacional.

Origem e Tramitação do Projeto de Lei dos Bioinsumos

O texto aprovado, de autoria do deputado Zé Vítor (PL-MG), foi consolidado no Projeto de Lei 658/2021. Após votação na Câmara, foi arquivado o PL 3.668/2021, do senador Jaques Wagner, que tratava do mesmo tema.

Com a sanção da Lei 15.070/2024, o Brasil dá um passo significativo rumo à modernização da agropecuária, posicionando-se como referência global em práticas sustentáveis e inovadoras.

Com informações da Agência Senado.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.

Na fábrica da NITRO, 1,6 mL de bactéria vira 10.000 litros de solução para agricultura regenerativa

Tecnologia de ponta e precisão industrial marcam produção de bioinsumos na nova BacPlant, que inaugura nova fase da empresa no agro Em um espaço de altíssima tecnologia, onde ciência e agro se encontram, a NITRO inaugurou recentemente a BacPlant, sua mais nova unidade fabril voltada exclusivamente à produção de bioinsumos à base de bactérias. E…

Continue Reading Na fábrica da NITRO, 1,6 mL de bactéria vira 10.000 litros de solução para agricultura regenerativa

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM