
A maior produtora mundial de celulose, referência em bioprodutos a partir do eucalipto, está utilizando uma tecnologia da NASA, empregada em missões espaciais para Marte, nas análises de solo e folhas em suas áreas florestais.
A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto, está aplicando uma tecnologia inovadora utilizada pela NASA em missões espaciais para Marte. Desde 2021, a empresa emprega a espectrometria de fluorescência de raios-X (XRF) em suas áreas florestais, sendo pioneira no uso desse método na silvicultura.
Conforme os dados divulgadas pela empresa, apurados pelo Compre Rural, a técnica já permitiu a análise de mais de 10 mil amostras de solo e folhas de eucalipto, acelerando o processo de estudo químico e proporcionando maior eficiência nas operações florestais.
Inovação e sustentabilidade no campo
O equipamento de espectrometria de raios-X consegue qualificar e quantificar os elementos químicos presentes em solos e folhas em menos de um minuto, uma economia significativa de tempo quando comparada aos métodos convencionais de laboratório, que podem levar até 30 dias para fornecer resultados. Além disso, o uso dessa tecnologia permite uma redução de 80% no uso de reagentes químicos e diminui as emissões de gases de efeito estufa, devido ao menor transporte de amostras e à redução das operações de coleta.
Luiz Felipe Mesquita, pesquisador de manejo florestal da Suzano, destaca os benefícios da adoção dessa inovação: “Essa tecnologia tem mostrado excelentes resultados para a silvicultura, proporcionando mais sustentabilidade e dados que tornam o setor mais eficiente.” Ele reforça o conceito de inovabilidade — a união entre inovação e sustentabilidade — como diretriz da Suzano na busca por soluções tecnológicas que contribuam para o futuro do setor.
Economia e ampliação da área de análise da Suzano
Com o uso do XRF, a Suzano tem realizado mais de 15 mil análises anuais de solo e planta, gerando uma economia de R$ 1 milhão por ano. A meta da companhia é que 100% das análises das áreas florestais, que somam 1,6 milhão de hectares, sejam realizadas por meio dessa tecnologia até 2025.
Com o uso do XRF, a Suzano tem realizado mais de 15 mil análises anuais de solo e planta, gerando uma economia de R$ 1 milhão por ano.
A técnica, desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Lavras (MG), vem sendo aplicada nos laboratórios da empresa em Aracruz, no Espírito Santo, e agora se expande para novas áreas em São Paulo e Mato Grosso do Sul. “Com essa técnica mais rápida e barata, vou poder aumentar a quantidade de dados e expandir o estudo para uma área maior,” explica Mesquita.
Mesmo com a adoção dessa inovação, a Suzano continua a usar métodos tradicionais de análise para validar e complementar seu banco de dados, garantindo maior precisão nos modelos preditivos de fertilização e manejo florestal.
Impacto positivo no agronegócio
A iniciativa da Suzano é um exemplo de como o uso de tecnologias avançadas pode transformar o setor florestal, oferecendo mais agilidade, eficiência e sustentabilidade. Com essa abordagem, a empresa se mantém na vanguarda da inovação, contribuindo para um futuro mais sustentável e alinhado às necessidades do agronegócio brasileiro.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Morre Roy Cooper, o maior nome do rodeio e oito vezes campeão mundial
Lenda das arenas, o “Super Looper”, Roy Cooper fez história com oito títulos mundiais, revolucionou o tie-down roping com velocidade e técnica, e abriu caminho para uma dinastia familiar no rodeio profissional
Continue Reading Morre Roy Cooper, o maior nome do rodeio e oito vezes campeão mundial
Genética de excelência marca a parada na Estância Bela Vista do Mundial Braford
Localizada em uma região de campos rasos sobre solo basáltico, a propriedade apresentou aos visitantes a adaptação do Braford às condições naturais da fronteira oeste gaúcha.
Continue Reading Genética de excelência marca a parada na Estância Bela Vista do Mundial Braford
Mercado de exportação do arroz segue aquecido no primeiro semestre de 2025
Segundo informações da Federarroz, a expectativa é de negócios em boa escala especialmente para países da América Central.
Continue Reading Mercado de exportação do arroz segue aquecido no primeiro semestre de 2025
Ideagro inicia operação no Brasil com inauguração de centro de pesquisa agrícola
Investimento na primeira unidade fora da Europa, em parceria com a Uningá, permitirá análises e desenvolvimento de soluções biotecnológicas focadas no mercado nacional.
Continue Reading Ideagro inicia operação no Brasil com inauguração de centro de pesquisa agrícola
Preço do bezerro sobe quase 5% em uma das mais importantes praças pecuárias; veja
Alta é puxada pela menor oferta de animais jovens e incentiva retenção de matrizes em Mato Grosso, principal produtor de bovinos do país.
Continue Reading Preço do bezerro sobe quase 5% em uma das mais importantes praças pecuárias; veja
Bauer do Brasil lidera nova fase global da empresa austríaca
Empresa lança campanha global durante a Agrishow e consolida o Brasil como base de sua estratégia internacional de marketing.
Continue Reading Bauer do Brasil lidera nova fase global da empresa austríaca