A rentabilidade do confinamento de bovinos atinge maior patamar histórico, mas o custo de configuração pode interromper margens em 2025.
A atividade de confinamento de bovinos no Brasil vive um momento histórico de recuperação, com a rentabilidade alcançando níveis inéditos. Segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o segmento registrou uma alta de 30,2% na rentabilidade em apenas 105 dias, atingindo o maior patamar desde novembro de 2020.
Esse desempenho reflete uma trajetória de quatro meses consecutivos de crescimento, após um período de dificuldades marcadas por margens negativas na primeira metade do ano.
Os pesquisadores do Cepea atribuem esse avanço às sucessivas altas nos preços dos contratos futuros do boi gordo, além de ajustes estratégicos na operação de confinamento, como manejo eficiente e controle de custos. A projeção para novembro indica uma rentabilidade máxima de 51,1%, que, se confirmada, será a maior desde o início da série histórica, em 2018.
No entanto, o otimismo vem acompanhado de um alerta. Para fevereiro de 2025, a expectativa é de uma retração na rentabilidade, influenciada pelo aumento nos custos de reposição de animais registrados nos meses de setembro e outubro. Esse cenário reforça a importância de um planejamento criterioso por parte dos confinadores, que terão de lidar com um possível aumento da pressão sobre as margens.
O momento atual representa uma janela de oportunidade para o setor, mas exige atenção redobrada às movimentações de mercado e estratégias que garantam a sustentabilidade econômica da atividade no longo prazo.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Exportações de panetone alcançam US$ 20,6 milhões até novembro, afirma Abimapi
Mesmo com tarifas, EUA continuam sendo principal destino, com crescimento de 2,8% em valor; países como Peru, Paraguai, Japão e México se destacam.
Continue Reading Exportações de panetone alcançam US$ 20,6 milhões até novembro, afirma Abimapi
Câmara aprova regulamentação da reforma tributária com regras para IBS
Segundo Benevides Filho, a proposta alinha incentivos, padroniza interpretações da norma e reduz custos tributários ocultos na produção.
Continue Reading Câmara aprova regulamentação da reforma tributária com regras para IBS
É prematuro assinar acordo Mercosul-UE sem garantias a setor agrícola, diz Meloni
Em discurso à Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 17, Meloni disse que a Itália sempre viu a iniciativa com interesse.
Continue Reading É prematuro assinar acordo Mercosul-UE sem garantias a setor agrícola, diz Meloni
Fundos reduzem aposta na alta da soja na CBOT na semana até 25 de novembro
A posição líquida comprada caiu de 233.477 lotes em 18 de novembro para 225.470 lotes, uma redução de 8.007 lotes, equivalente a 3,4%.
Continue Reading Fundos reduzem aposta na alta da soja na CBOT na semana até 25 de novembro
O que fazer agora na fazenda para aproveitar o próximo pico de preço do bezerro
Prepare sua fazenda para o próximo pico de preço do bezerro. Descubra estratégias de IATF, ajuste de ECC e manejo de seca para maximizar lucros na cria.
Continue Reading O que fazer agora na fazenda para aproveitar o próximo pico de preço do bezerro
Entenda por que não se deve consumir carne de bovinos que morreram atingidos por raio
Sem sangria e fora das normas do Ministério da Agricultura, a carne se deteriora rapidamente e deve ser descartada.





