A rentabilidade do confinamento de bovinos atinge maior patamar histórico, mas o custo de configuração pode interromper margens em 2025.
A atividade de confinamento de bovinos no Brasil vive um momento histórico de recuperação, com a rentabilidade alcançando níveis inéditos. Segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o segmento registrou uma alta de 30,2% na rentabilidade em apenas 105 dias, atingindo o maior patamar desde novembro de 2020.
Esse desempenho reflete uma trajetória de quatro meses consecutivos de crescimento, após um período de dificuldades marcadas por margens negativas na primeira metade do ano.
Os pesquisadores do Cepea atribuem esse avanço às sucessivas altas nos preços dos contratos futuros do boi gordo, além de ajustes estratégicos na operação de confinamento, como manejo eficiente e controle de custos. A projeção para novembro indica uma rentabilidade máxima de 51,1%, que, se confirmada, será a maior desde o início da série histórica, em 2018.
No entanto, o otimismo vem acompanhado de um alerta. Para fevereiro de 2025, a expectativa é de uma retração na rentabilidade, influenciada pelo aumento nos custos de reposição de animais registrados nos meses de setembro e outubro. Esse cenário reforça a importância de um planejamento criterioso por parte dos confinadores, que terão de lidar com um possível aumento da pressão sobre as margens.
O momento atual representa uma janela de oportunidade para o setor, mas exige atenção redobrada às movimentações de mercado e estratégias que garantam a sustentabilidade econômica da atividade no longo prazo.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Indicador do boi cai 10% neste início de dezembro
Na primeira semana de dezembro, novamente, os dados indicam diminuição dos envios frente à última semana de novembro.
Continue Reading Indicador do boi cai 10% neste início de dezembro
EUA vendem 1,17 milhão de toneladas da safra 2024/25, aponta USDA
O total vendido ficou dentro das estimativas de analistas, que esperavam vendas de 900 mil toneladas a 2,2 milhões de toneladas.
Continue Reading EUA vendem 1,17 milhão de toneladas da safra 2024/25, aponta USDA
Fiscalização do MPRS apreende alimentos impróprios para consumo
A operação conjunta apreendeu quase 1,5 tonelada de alimentos impróprios para consumo, e um dos dois açougues foi interditado.
Continue Reading Fiscalização do MPRS apreende alimentos impróprios para consumo
3ª previsão da Conab para safra 2024/25 indica produção 8,2% maior ante 2023/24
Caso o resultado seja confirmado, esta será a maior safra registrada na série histórica da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Continue Reading 3ª previsão da Conab para safra 2024/25 indica produção 8,2% maior ante 2023/24
Comissão de Agricultura no Senado rejeita projeto que amplia prazos para Cadastro Ambiental Rural
Proposta foi considerada desnecessária pelo relator, senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), após mudanças na legislação ambiental.
Projeto permite ação policial imediata para retomada de propriedades invadidas
O relator ressalta que a aprovação, sem dúvida, representa um importante passo ao respeito da propriedade privada e ao fim das invasões de terras no Brasil.
Continue Reading Projeto permite ação policial imediata para retomada de propriedades invadidas