
A rentabilidade do confinamento de bovinos atinge maior patamar histórico, mas o custo de configuração pode interromper margens em 2025.
A atividade de confinamento de bovinos no Brasil vive um momento histórico de recuperação, com a rentabilidade alcançando níveis inéditos. Segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o segmento registrou uma alta de 30,2% na rentabilidade em apenas 105 dias, atingindo o maior patamar desde novembro de 2020.
Esse desempenho reflete uma trajetória de quatro meses consecutivos de crescimento, após um período de dificuldades marcadas por margens negativas na primeira metade do ano.
Os pesquisadores do Cepea atribuem esse avanço às sucessivas altas nos preços dos contratos futuros do boi gordo, além de ajustes estratégicos na operação de confinamento, como manejo eficiente e controle de custos. A projeção para novembro indica uma rentabilidade máxima de 51,1%, que, se confirmada, será a maior desde o início da série histórica, em 2018.
No entanto, o otimismo vem acompanhado de um alerta. Para fevereiro de 2025, a expectativa é de uma retração na rentabilidade, influenciada pelo aumento nos custos de reposição de animais registrados nos meses de setembro e outubro. Esse cenário reforça a importância de um planejamento criterioso por parte dos confinadores, que terão de lidar com um possível aumento da pressão sobre as margens.
O momento atual representa uma janela de oportunidade para o setor, mas exige atenção redobrada às movimentações de mercado e estratégias que garantam a sustentabilidade econômica da atividade no longo prazo.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Cavalo de R$ 12 milhões morre com suspeita de intoxicação por ração e expõe crise sem precedentes na equinocultura
Quantum de Alcatéia, um dos maiores nomes da raça Mangalarga Marchador, foi a principal vítima de um surto que já matou mais de 200 cavalos no Brasil; Ministério da Agricultura investiga contaminação em ração da Nutratta
PBR Team Series: Brasileiros são maioria na nova temporada da liga PBR
A nova temporada da PBR Team Series, a Liga de Montaria em Equipes da Professional Bull Riders tem início neste fim de semana com 60 brasileiros.
Continue Reading PBR Team Series: Brasileiros são maioria na nova temporada da liga PBR
ABIPESCA emite nota sobre impactos da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos ao pescado brasileiro
O representante da ABIPESCA destaca os reflexos imediatos dessa medida para o setor, os prejuízos às indústrias e exportadores nacionais.
DATAGRO: Trump anuncia tarifa de 50% sobre todas as exportações do Brasil aos EUA
Ao justificar a medida, Trump afirmou que a relação comercial dos EUA com o Brasil é “injusta”. “Nosso relacionamento, infelizmente, tem estado longe de ser recíproco”, escreveu.
Continue Reading DATAGRO: Trump anuncia tarifa de 50% sobre todas as exportações do Brasil aos EUA
BC só publicará nova carta em abril, caso IPCA continue acima do teto
O aquecimento da economia, o preço do café e a bandeira vermelha de energia impulsionaram a inflação na primeira metade de 2025.
Continue Reading BC só publicará nova carta em abril, caso IPCA continue acima do teto
Ministério da Fazenda aumenta para 2,5% estimativa do PIB em 2025
Em relação à inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o documento reduziu de 5% para 4,9% a projeção para 2025.
Continue Reading Ministério da Fazenda aumenta para 2,5% estimativa do PIB em 2025