Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Reposição atinge melhor relação de troca em um ano, afirma Cepea

Segundo alerta de mercado divulgado pelo Cepea, a queda do bezerro tem melhorado poder de compra de pecuaristas que atuam na recria e na engorda.

A queda no preço do bezerro em meio a valorização da arroba bovina levou a relação de troca na reposição ao maior patamar desde março do ano passado, segundo alerta de mercado divulgado nesta quinta-feira (31/03) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Nos preços atuais levantados pelo Cepea, o pecuarista paulista precisa de 8,09 arrobas para a compra de um bezerro em Mato Grosso do Sul – número 4,85% abaixo da média histórica apurada pelo Centro de Estudos, de 7,71 arrobas. “Trata-se do momento mais favorável desde março de 2020, quando a relação de troca esteve em 8,9 arrobas”, afirmam os pesquisadores.

Na parcial do mês de março, o indicador Cepea/B3 para o b oi godo acumula alta de 1,25% até o último dia 30/03, cotado a R$ 347,35. Já o indicador para o preço do bezerro em Mato Grosso do sul registrou queda de 1,09% no mesmo período, cotado a R$ 2.853,34 o animal. 

Segundo pesquisadores do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), a desvalorização dos animais de reposição é reflexo da maior retenção de fêmeas que vinha acontecendo no país desde 2020 e que, este ano, está acarretando numa maior oferta de bezerros. 

Em outubro do ano passado, quando essa relação de troca atingiu o pior momento da série histórica ao produtor recriador, foram necessárias 10,27 arrobas para a aquisição de um bezerro, segundo números do Cepea.

Fonte: Globo rural

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM