República Dominicana habilita 11 indústrias da JBS

Mais uma vitória para a gigante da carne, a JBS, anunciou que o país do Caribe, com o turismo como forte base da economia, autoriza negócios com 7 unidades de suínos da Seara e 4 de bovinos da Friboi

O Ministério da Saúde Pública e Assistência Social da República Dominicana habilitou, na terça-feira (31), por dois anos 11 unidades da JBS – sete de suínos da Seara e quatro de bovinos da Friboi, para a exportação de carne suína e bovina.

As fábricas que obtiveram o certificado para exportação de carne bovina estão todas em Rondônia: São Miguel do Guaporé, Pimenta Bueno, Porto Velho e Vilhena. Já as plantas de suínos, estão localizadas em Seara (SC), São Miguel do Oeste (SC), Itapiranga (SC), Seberi (RS), Caxias do Sul (RS), Três Passos (RS) e Carambeí (PR). No caso de carne suína, é um mercado que importa 140 mil toneladas/ano.

Todas as unidades estão sob o SIF (Serviço de Inspeção Federal), gerido pelo Ministério da Agricultura, que assegura a qualidade dos produtos de origem animal, comercializados no mercado interno e na exportação.

A JBS

A empresa JBS, que leva as iniciais de seu criador José Batista Sobrinho, iniciou sua produção alimentícia em 1953, sob o nome de Casa de Carnes Mineira, na cidade de Anápolis, em Goiás. Em pouco tempo, porém, Zé Mineiro — apelido carinhoso de Batista — percebeu que as oportunidades de crescimento estavam brotando na vizinhança.

Hoje, a JBS é dona de quase 50 marcas, atuantes em 22 países dos cinco continentes do mundo. Sua receita no ano de 2016 foi de pouco mais de 170 bilhões de reais, com lucro de 376 milhões. O BNDES é dono de  23,9% das ações da empresa e, segundo informações do Globo, teria ganho cerca de três bilhões de reais se tivesse vendido toda sua parte em 2015.

Além da JBS, os donos da maior parte da empresa, Wesley e Joesley Batista, também fundaram a J&F investimentos. A holding possui controle não só sobre a JBS, mas também sobre a Vigor, a Flora (empresa de higiene que tem marcas como a Minuano), a Eldorado Brasil (de papel e celulose), o Canal Rural e o Banco Original.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM