
Segundo Caiado, a nova regra serve como auxílio para a políticas públicas de combate a zoonoses, proteção animal e demais questões relacionadas aos pets. Na cidade já existia a possibilidade de se registrar animais de estimação.
Uma nova lei, sancionada no último dia 27, obriga os donos de cães e gatos a fazer o “RG” de seus animais. A norma entrou em vigor no Rio de Janeiro e estipulou um prazo de 180 dias para que todos possam se adequar a ela. A Lei nº 8.015/2023 expedida pela Câmara Municipal, foi criada pelo vereador Carlos Caiado, em conjunto com mais 9 parlamentares, e criou o RGA (Registro Geral de Animais) do município.
Segundo Caiado, a nova regra serve como auxílio para a políticas públicas de combate a zoonoses, proteção animal e demais questões relacionadas aos pets. Na cidade já existia a possibilidade de se registrar animais de estimação. No então, com a nova lei, é exigido o cadastramento para todos os moradores cariocas que tenham animais.
A nova regra já está em vigor, porém o poder público deu um prazo de 180 dias para as pessoas poderem se adequar. Existindo a possibilidade do prazo ser estendido para bichos recém nascidos, tornando o ato de registro necessário até o sexto mês de existência.
Como faço o “RG animal”?
Para se tornar apto a realizar o registro do animal doméstico é necessário que o mesmo esteja em dia com o programa de vacinação.
Além disso, o tutor do pet fica obrigado a informar qualquer mudança que haja em seu registro, como troca de dono, morte, desaparecimento ou fuga.
Para realizar o registro dos cães e gatos é necessário acessar o site Sisbicho e realizar o processo declarando as informações do animal, justamente do pagamento de uma taxa por conta do município para inclusão no registro.
No caso de SC
Em Santa Catarina o registro de pets não é obrigatório, mas, sim, optativo. O RG animal pode ser realizado ao assinar uma certidão de posse em qualquer cartório do Estado.
O documento é válido em todo o território nacional e não tem prazo de validade, mas pode ser atualizado pelos tutores, quando houver necessidade. No dia, os interessados precisam apresentar documentos pessoais (RG e comprovante de residência), carteira de vacinação do animal, fotos do pet para anexar ao processo e arcar com uma taxa de isenção.
Com informações do NDmais
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Exposição Internacional de Brahman começa na próxima semana e terá jurado do Paraguai
De acordo com o presidente da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), a feira deve receber diversas comitivas internacionais e visitantes de todo o Brasil.
Folhas de café podem ajudar a criar soluções sustentáveis em saúde, ambiente e tecnologia
Nanopartículas do material foram eficientes contra bactérias, degradaram corantes e, combinadas a polímero de casca de crustáceo, viabilizaram memória de computador biodegradável.
Capiaçu não faz milagre: suplementação correta é chave para ganho de peso eficiente no rebanho
Especialistas alertam que o Capiaçu, apesar do alto rendimento, precisa ser complementado com proteína e manejo nutricional de qualidade para evitar prejuízos na engorda e na recria
Drones permitem detectar queimadas e monitorar emissão de gases de efeito estufa
Pesquisadores da EESC-USP desenvolvem aeronave com sensores capazes de detectar e medir as concentrações ambientais de gás carbônico e metano; projeto foi apresentado durante a FAPESP Week França, em Toulouse.
Continue Reading Drones permitem detectar queimadas e monitorar emissão de gases de efeito estufa
Conheça o maior produtor de sal, um “Império do Sal” que domina 95% da produção nacional
Entre sol, mar e tecnologia, o setor salineiro do RN, maior produtor de sal, é motor econômico e cultural — mas arrefece ameaças externas, tarifações e desafios logísticos
Fiat Strada, picape mais vendida, ficará bem diferente em 2027; veja as novas projeções
Nova geração da Fiat Strada adotará plataforma da PSA, design inspirado no Grande Panda e versão híbrida com motor 1.0 turbo; confira as novas projeções para a picape mais vendida