Segundo Caiado, a nova regra serve como auxílio para a políticas públicas de combate a zoonoses, proteção animal e demais questões relacionadas aos pets. Na cidade já existia a possibilidade de se registrar animais de estimação.
Uma nova lei, sancionada no último dia 27, obriga os donos de cães e gatos a fazer o “RG” de seus animais. A norma entrou em vigor no Rio de Janeiro e estipulou um prazo de 180 dias para que todos possam se adequar a ela. A Lei nº 8.015/2023 expedida pela Câmara Municipal, foi criada pelo vereador Carlos Caiado, em conjunto com mais 9 parlamentares, e criou o RGA (Registro Geral de Animais) do município.
Segundo Caiado, a nova regra serve como auxílio para a políticas públicas de combate a zoonoses, proteção animal e demais questões relacionadas aos pets. Na cidade já existia a possibilidade de se registrar animais de estimação. No então, com a nova lei, é exigido o cadastramento para todos os moradores cariocas que tenham animais.
A nova regra já está em vigor, porém o poder público deu um prazo de 180 dias para as pessoas poderem se adequar. Existindo a possibilidade do prazo ser estendido para bichos recém nascidos, tornando o ato de registro necessário até o sexto mês de existência.
Como faço o “RG animal”?
Para se tornar apto a realizar o registro do animal doméstico é necessário que o mesmo esteja em dia com o programa de vacinação.
Além disso, o tutor do pet fica obrigado a informar qualquer mudança que haja em seu registro, como troca de dono, morte, desaparecimento ou fuga.
Para realizar o registro dos cães e gatos é necessário acessar o site Sisbicho e realizar o processo declarando as informações do animal, justamente do pagamento de uma taxa por conta do município para inclusão no registro.
No caso de SC
Em Santa Catarina o registro de pets não é obrigatório, mas, sim, optativo. O RG animal pode ser realizado ao assinar uma certidão de posse em qualquer cartório do Estado.
O documento é válido em todo o território nacional e não tem prazo de validade, mas pode ser atualizado pelos tutores, quando houver necessidade. No dia, os interessados precisam apresentar documentos pessoais (RG e comprovante de residência), carteira de vacinação do animal, fotos do pet para anexar ao processo e arcar com uma taxa de isenção.
Com informações do NDmais
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Surto de febre aftosa coloca pecuária da África do Sul em alerta máximo
Surto de febre aftosa na África do Sul mobiliza plano emergencial com envio de milhões de vacinas; meta prevê cobertura superior a 80% nos rebanhos comunitários e até 100% em confinamentos
Continue Reading Surto de febre aftosa coloca pecuária da África do Sul em alerta máximo
Soja brasileira bate recorde em 2025 impulsionada pela China
Para este ano, acordo comercial entre China e EUA deve retomar volumes de compras de soja norte-americana; safra brasileira deve ter novo recorde
Continue Reading Soja brasileira bate recorde em 2025 impulsionada pela China
Embrapa amplia acesso a novas variedades de mandioca; veja como adquirir
Embrapa lança edital para licenciamento de viveiristas e amplia acesso a novas variedades de mandioca; confira os valores, recomendação de plantio e local de retirada
Continue Reading Embrapa amplia acesso a novas variedades de mandioca; veja como adquirir
‘Luxo de boiada’: vídeo revela precocidade e alto padrão do gado abatido no Sul do Brasil
Precocidade, genética de ponta e manejo eficiente resultam em uma boiada jovem, pesada e com padrão de carne muito acima da média nacional
Gripe aviária volta a acender alerta em Mato Grosso e expõe fragilidade sanitária no país
O Mapa confirmou a presença do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma propriedade rural com aves domésticas de subsistência, em Acorizal.
Piscicultura inicia 2026 com mercado aquecido e retomada de preços
PEIXE BR destaca continuidade dos investimentos, custos mais estáveis e novas oportunidades no mercado externo, especialmente para filé congelado.
Continue Reading Piscicultura inicia 2026 com mercado aquecido e retomada de preços





