O avanço de uma semana para a outra foi de nove pontos porcentuais, diz o Irga, em função das chuvas registradas na última semana.
O Rio Grande do Sul colheu, até quinta-feira passada (18), 66,9% da área semeada com arroz irrigado na safra 2023/24, informou o Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga). Esse porcentual equivale a 603.136 hectares, de um total de 900.203 semeados. O avanço de uma semana para a outra foi de nove pontos porcentuais, diz o Irga, em função das chuvas registradas na última semana, e que provocaram enchentes em algumas regiões produtoras.
Até o momento, a média de produtividade está em 8.674 quilos por hectare. “Quando se analisa o comportamento da média, observa-se que está em tendência de baixa nas últimas semanas, sendo que o ponto de média mais alta ocorreu no levantamento do dia 20 de março, quando atingiu 8.817 kg/ha”, cita o Irga, em nota. “Ou seja, até o levantamento do dia 17 de abril, já foi registrada uma redução na média de 143 kg/ha.”
Para o Irga, a previsão é de que essa tendência de baixa na média vai se intensificar nas próximas semanas em função das enchentes e de acamamentos provocados pelas últimas chuvas. Das seis regionais, as mais adiantadas são as Planícies Costeira Interna e Externa, cada uma com 73% das áreas colhidas. A mais atrasada é a Central, com 50%. Encontram-se em estágio reprodutivo 3,1%, enquanto 28,3% estão em fase de maturação.
Fonte: Estadão Conteúdo
VEJA TAMBÉM:
- Publicada portaria de processamento de produtos de origem animal de acordo com preceitos religiosos
- Preços dos ovos caem com força
- Clima favorece atividades de campo; comprador de milho segue retraído
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.