Safra 20/21: área de soja plantada deve atingir 37,9 milhões de hectares

Safra 20/21: área de soja plantada deve atingir 37,9 milhões de hectares

PARTILHAR
lavoura-de-soja-plantio-direto
Foto: Eng. Agrônoma Caroline Hübner

Combinada à linha de tendência de produtividade, a primeira estimativa de área deve resultar em produção potencial de 129,3 milhões de toneladas.

A área plantada com soja no Brasil na safra 2020/21 deve atingir 37,9 milhões de hectares, disse a consultoria AgRural. O número significa um aumento de quase 1 milhão de hectares (ou 2,6%) ante os 36,949 milhões de hectares estimados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para o ciclo 2019/20. O plantio de soja no País começa no mês que vem.

“Os preços firmes e o forte ritmo de comercialização antecipada, ambos puxados pela desvalorização do real diante do dólar e pela demanda aquecida, devem resultar em mais um recorde de área plantada com soja no Brasil”, disse a AgRural, em nota.

Combinada à linha de tendência de produtividade, a primeira estimativa de área deve resultar em produção potencial de 129,3 milhões de toneladas, o que seria um recorde, superando os 123,9 milhões de toneladas projetados pela consultoria para 2019/20.

Os maiores avanços no plantio devem ocorrer no Centro-Oeste e no Norte/Nordeste, mas o Sul também registra aumento significativo. “A soja ganha espaço sobretudo em áreas de pastagens degradadas, mas, dependendo da região, também deve haver aumento sobre algodão, milho, arroz, feijão, cana-de-açúcar, pinus e áreas abertas anteriormente, mas que ainda não haviam sido semeadas em safras anteriores”, disse a consultoria, na nota.

Fonte: Estadão Conteúdo

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com