
Produtores podem ter acesso a inseminação artificial bovina de graça; Programa Mais Pecuária Brasil disponibiliza a inseminação em 600 animais por ano. Confira como participar do programa.
Produtores interessados na inseminação artificial do rebanho podem ter ajuda gratuita em Araguaína, no norte do estado. O programa Mais Pecuária Brasil está sendo ofertado para pequenos pecuaristas e além do sêmen de touros registrado, os beneficiados também terão suporte técnico em todo o processo.
O programa é uma parceria da Prefeitura de Araguaína com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer). O objetivo da iniciativa é fortalecer a pecuária de corte e leiteira na região.
A inseminação artificial em bovinos é uma técnica crucial na reprodução animal, pois permite o melhoramento genético, aumento da produtividade e disseminação de características desejáveis. Ela possibilita o uso de sêmen de touros de alta qualidade, promove a seleção de características desejadas, reduz o risco de doenças sexualmente transmissíveis e facilita o manejo reprodutivo, contribuindo para o aumento da eficiência reprodutiva e econômica dos rebanhos bovinos.
Processo
Conforme explicou o município, para a inseminação artificial, as vacas recebem hormônios estimuladores do cio e a introdução do Dispositivo Intrauterino (DIU). Após essa etapa de estimulação, é introduzido o sêmen de touro selecionado. Um médico veterinário acompanha o procedimento, que não tem nenhum custo para os pecuaristas.
Com a seleção de materiais de qualidade, a biotecnologia, segundo o município, aumenta a produção de arrobas por hectare, o tamanho da carcaça, a fertilidade, eficiência alimentar e resistência a doenças. O resultado é a maior produção com menor custo.
Como conseguir?
O programa Mais Pecuária Brasil disponibiliza a inseminação em 600 animais por ano. Para que os pequenos pecuaristas consigam a inseminação, é preciso se realizar um cadastro no Departamento Municipal de Agricultura, localizado na Rua 25 de Dezembro, com os seguintes documentos:
- Comprovante de residência,
- Identidade;
- Ficha sanitária da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) com vacinação da brucelose e febre aftosa.
Para tirar dúvidas sobre o programa e cadastro, o produtor pode entrar em contato com o Município por meio do telefone (63) 99951-4083.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Kümmel ocupa, atualmente, o cargo de CEO no Moinho Arapongas, no Paraná. Anteriormente, já havia presidido o Sindicato da Indústria do Trigo do Estado do Paraná (Sinditrigo-PR) por dez anos. Continue Reading Abitrigo elege Daniel Kümmel como presidente do Conselho Deliberativo Hoje, o Brasil é uma referência global em ILPF, com mais de 17 milhões de hectares adotando alguma modalidade de sistema integrado. Continue Reading ILPF: a revolução verde que une lavoura, pecuária e floresta SG Agronegócio, parceira da MF Rural, já liberou R$ 1,2 bilhões de recursos para o setor; empresárias são especialistas em crédito rural para compra de imóvel rural e outras operações com juros a partir de 2% a.a. Continue Reading Empresa parceira da MF Rural oferta crédito rural com juros a partir de 2% ao ano José Donizete Paifer, referência do agronegócio brasileiro fala sobre o aumento dos preços dos alimentos e endividamento dos produtores rurais; ‘custo Brasil’ está cobrando seu preço Continue Reading Agro em colapso? Grande produtor denuncia situação crítica no campo O evento será realizado às 10 horas, com recepção às 9h30, no auditório do Fundecitrus. Haverá transmissão ao vivo. Continue Reading Safra da laranja 2025/26: Fundecitrus fará anúncio de estimativa no dia 9 de maio Em reunião extraordinária nesta quarta-feira (30), o Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou a ampliação do Minha Casa, Minha Vida para famílias de classe média. Continue Reading CMN regulamenta ampliação do Minha Casa, Minha Vida para classe médiaAbitrigo elege Daniel Kümmel como presidente do Conselho Deliberativo
ILPF: a revolução verde que une lavoura, pecuária e floresta
Empresa parceira da MF Rural oferta crédito rural com juros a partir de 2% ao ano
Agro em colapso? Grande produtor denuncia situação crítica no campo
Safra da laranja 2025/26: Fundecitrus fará anúncio de estimativa no dia 9 de maio
CMN regulamenta ampliação do Minha Casa, Minha Vida para classe média