Saiu os primeiros campeões Nelore do Ranking Nacional

Saiu os primeiros campeões Nelore do Ranking Nacional

Nasik FIV Perboni
Nasik FIV Perboni / Foto: ABS Pecplan

A pista de julgamentos da ExpoZebu 2017 já definiu os melhores animais na categoria Bezerra Jovem, Novilha Menor e as progênies Jovem de Mãe, de Pai, Jovem de Pai e de Pai Nova Geração.

As avaliações no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG, começaram no domingo (30/04) e vão até o dia 06 de maio, quando serão conhecidos o Grande Campeão e a Grande Campeã.

Nesta edição, 802 animais da raça Nelore serão julgados, sendo 750 Nelore e 53 Nelore Mocho. No ano passado, a pista de julgamentos da Expozebu avaliou 769 animais da raça, com 714 Nelore e 52 Nelore Mocho.

Vale lembrar, que a etapa é obrigatória para os participantes da 24ª edição do Ranking Nacional Nelore, promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). A etapa, que conta com o apoio da DSM-Tortuga, encerra o primeiro turno do calendário da competição. Os dez primeiros expositores e criadores do ranking vão disputar a Liga dos Campeões, dando início ao segundo turno do Ranking Nacional Nelore. Os demais competidores seguem para a segunda fase para disputar a Super Copa.

“Os julgamentos da Expozebu, como era esperado, estão sendo mais uma vez um grande sucesso”, afirma Renato Barcellos, presidente da ACNB. “A qualidade dos animais nas pistas de julgamento e, também, ofertados nos leilões, está cada vez melhor, o que demonstra a constante evolução da raça Nelore.”

As avaliações, este ano, são feitas por um jurado único e um assistente. Os jurados de Nelore da etapa de Uberaba são: Rodrigo Lopes Cançado (jurado titular) e João Augusto de Faria. Já o Nelore Mocho será julgado por Luiz Renato Tiveron.

Neste momento, Jatobá Agricultura e Pecuária lidera o Ranking Nacional na categoria Expositores com mais de 3,5 mil pontos, seguindo por Marcelo R. Mendonça e Pedro Venâncio Barbosa. Entre os Expositores de Nelore Mocho, lideram o ranking: Lourival Louza Junior, Dalila Cleopath C.B.M.Toledo e Evandro Reis Da Silva Filho.

Até o momento, foram premiados:

Progênie de Mãe
Chilara XX FIV YC – Agropecuária Vila dos Pinheiros

CHILARA XVII FIV YC
CHILARA XVII FIV YC / Foto: Nelore York

Progênie Jovem de Mãe
Espanhola do Pontal – Rima Agroflorestal

Progênie de Pai
Basco da SM – CRL Agropecuária

Basco da SM
Basco da SM – CRL Agropecuária

Progênie Jovem de Pai
Alarme Edto – Mauro Christianini

Touro Nelore ALARME EDTO
ALARME EDTO / Foto: ABS Pecplan

Progênie de Pai Nova Geração
Nasik FIV Perboni – Jatobá Agricultura e Pecuária

Nasik FIV Perboni
Nasik FIV Perboni / Foto: ABS Pecplan

Campeã Bezerra Jovem
Havanah FIV HVP – Agropecuária Vila dos Pinheiros

Campeã Bezerra
Alana FIV CRL – CRL Agropecuária

ALANA FIV CRL / Foto: CRL Agropecuária

Campeã Novilha Menor
Thamara FIV Integral – Dorival Gibertoni

THAMARA FIV INTEGRAL
THAMARA FIV INTEGRAL – KAYAK x QUALITÁ / Foto: Nelore Paranã

Expozebu

A 83ª edição da ExpoZebu acontece entre os dias 29 de abril e 7 de maio no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG. A feira, que é a maior exposição de zebuínos do mundo, quer integrar além de discussões técnicas e promoção das raças zebuínas, uma grande festa, resgatando a grande temporada country da região.

O tema da feira, Novos Caminhos para Novos Resultados, levanta a bandeira da ILPF (Integração, Lavoura, Pecuária e Floresta), propaga as vantagens econômicas e sociais da sustentabilidade.

Fonte Nelore