Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

São Paulo lança aplicativo que permite emitir GTAs de equídeos

O lançamento do Resenha Virtual acontece sexta-feira, 16/02, às 10 horas, no Parque da Água Branca pela Secretaria de Agricultura de São Paulo.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA-SP), por meio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), passa a disponibilizar ao setor produtivo equestre, a partir deste fevereiro, o aplicativo Resenha Virtual dos Equídeos e novas funcionalidades no sistema informatizado de defesa animal e vegetal (GEDAVE). O lançamento oficial do aplicativo, que dentro de outras funções permitirá a emissão das Guias de Trânsito de Animais (GTA), acontece sexta-feira, 16/02, às 10 horas, no auditório Paulinho Nobrega do Parque Doutor Fernando Costa (Parque da Água Branca), em São Paulo.

Com o aplicativo, os criadores de equídeos poderão emitir a GTA de sua própria casa, inclusive aos finais de semana e feriados, sem a necessidade de fazer a entrega dos documentos nos Escritórios das Regionais da Coordenadoria de Defesa Agropecuária.

O Resenha Virtual também pode ser utilizado pelos veterinários privados habilitados para a identificação individual dos equídeos, possibilitando a inclusão de cadastros dos animais ao GEDAVE, facilitando os pedidos de exames aos laboratórios credenciados, que serão realizados pelo mesmo sistema.

Os relatórios de ensaio de Anemia Infecciosa Equina e Mormo, assim que estiverem prontos, serão disponibilizados automaticamente pelos laboratórios credenciados no sistema GEDAVE, proporcionando rapidez entre a realização dos exames e o recebimento dos resultados.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira, o Resenha Virtual representa um grande avanço na gestão do setor: “Com a implantação do sistema, além da emissão da GTA, é possível ter um banco de dados completo do animal, com histórico de trânsito, de exames e do vínculo epidemiológico.

Este é um pleito de muitos anos, o setor já esperava por isso, ou seja, a sua modernização é muito importante para o agro do Brasil”.

Entusiasmo

O lançamento do aplicativo gerou um grande entusiasmo no setor de equídeos. “O Resenha Virtual otimiza o trabalho do veterinário, trazendo ainda maior segurança e fidedignidade na identificação dos animais”, comenta Caco Auricchio, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM).

“A emissão de GTA pelo próprio criador propicia a autonomia. Considerando que a maior parte dos eventos de concentração animal são realizados aos finais de semana, a partir de agora será possível que um criador decida participar de um evento na sexta feira, sem ter o transtorno de ser cerceado quanto a emissão de sua GTA que é documento obrigatório para ele ter acesso ao evento”, completa.

“O aplicativo vem para ajudar o setor com a emissão da GTA eletrônica, mantendo a rastreabilidade e a sanidade do rebanho equídeo do Estado de São Paulo”, esclarece Kamila Gravena, médica-veterinária e gerente do Programa Estadual de Sanidade Equídea (PESE).

Rebanho

De acordo com informações do sistema GEDAVE, atualmente, o rebanho equídeo paulista é de 304.455 animais, divididos em 4.010 asininos, 277.351 equinos e 23.094 muares. Dos 645 municípios do Estado, 534 apresentam equídeos, sendo que 105 contam com mais de mil animais.

Ainda de acordo com o sistema informatizado, somente em 2022, foram emitidas 21.875 GTA’s para este segmento.

Treinamento

A CDA iniciou uma série de treinamentos para médicos-veterinários habilitados e também para responsáveis técnicos de laboratórios credenciados para capacitação quanto à utilização do aplicativo, assim como, das novas funcionalidades no sistema GEDAVE.

Futuros treinamentos serão estabelecidos conforme demanda do setor. Informações podem ser obtidas no site da Defesa Agropecuária em Link

“Esse é um grande passo em direção à modernização da Defesa Agropecuária e também do setor produtivo. É para isso que trabalharemos em 2023, para estarmos cada vez mais modernos e preparados”, destaca Luís Fernando Bianco, coordenador da CDA.

Parque da água branca e o agro

A escolha do local para o lançamento do aplicativo se deve a histórica ligação do Parque da Água Branco com o Agro e, mais especificamente, com os setor de equídeos. Uma ligação que foi se perdendo nos últimos mas que promete ser retomada após a Reserva Parques ter assumido a gestão do local em setembro.

O lançamento do Resenha Virtual será o primeiro evento relacionado a equídeos a ser realizado no parque em dez anos. O último foi a Expocavalos de 2014. Na ocasião, às 11 horas, será realizada a apresentação das raças Quarto de Milha, Árabe, Paint Horse, Manga Larga, Lusitano e Hipismo.

A gestora do Parque da Água Branca considera o evento um marco importante porque reaproxima o agro ao local. A Reserva Parques quer fortalecer essa ligação e este perfil, que sempre esteve no DNA do local, antecipando que estão previstos R$ 40 milhões de investimentos em reformas e restaurações do Parque com o objetivo de alavancar os espaços para ulteriores eventos.

Regulamentação

Regulamentado pela Resolução SAA 77/2021, o aplicativo foi inspirado no sistema utilizado pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul (IAGRO). Segundo o médico veterinário Affonso dos Santos Marcos, Diretor Técnico do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal (DDSIA), a visita ao IAGRO, feita em 2019, teve o objetivo de conhecer o sistema utilizado naquele Estado para, então, iniciar o desenvolvimento do aplicativo em São Paulo.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM