Sauditas vão criar megaprojeto de horticultura do deserto

A companhia Red Sea Global anunciou o desenvolvimento de empreendimento hortícola para gerar mais de 25 milhões de plantas até 2030, com foco em espécies do deserto

A empresa saudita Red Sea Global anunciou o plano de criação de um megaprojeto de horticultura do deserto. A companhia pertence ao Fundo Público de Investimentos (PIF, na sigla em inglês) da Arábia Saudita e lançou a iniciativa a chamando de empreendimento hortícola mais desafiador da história da humanidade.

O viveiro tem como meta cultivar até 2030 mais de 25 milhões de plantas na área de grandes projetos imobiliários em desenvolvimento no país árabe, o Red Sea Project e o Amaala, na região do Mar Vermelho. Também serão produzidas mais de 30 milhões de mudas, segundo notícia publicada no site do jornal saudita Arab News.

“Se pensarmos em 25 milhões de plantas no período em que estamos falando, isso nunca foi tentado antes. É o empreendimento mais desafiador já experimentado na história da humanidade no meio do deserto”, afirmou diretor sênior de Viveiros da Red Sea Global, Grant Shaw.

O objetivo é reduzir a dependência de importação de plantas e promover o crescimento das espécies nativas da Arábia Saudita. Shaw disse que será analisado o que é possível usar da flora nativa e outras plantas adaptáveis. A empresa já está coletando sementes de plantas nativas pelo país e transplantando mudas.

Shaw explicou que algumas plantas da região não existem em outros lugares do mundo, apenas nascem na própria região. Isso ocorre em função das condições climáticas locais. Embora o viveiro vá incluir principalmente espécies da Arábia Saudita, também serão cultivadas plantas de deserto de todo o mundo, incluindo Austrália.

A Red Sea Global é uma empresa que desenvolve projetos modernos e inovadores voltados principalmente à sustentabilidade. A Arábia Saudita vem anunciando várias iniciativas, nos últimos anos, com foco no meio ambiente e diversificação econômica do país. Foram plantadas mais de 12 milhões de árvores nos últimos cinco anos.

Nas últimas três décadas, a Arábia Saudita vem perfurando um recurso mais precioso que o petróleo. Engenheiros e agricultores exploraram reservas ocultas de água para cultivar grãos, frutas e vegetais no deserto. Mais de 80% da água usada vai para a agricultura.

Os sauditas são especialistas em megaprojetos, aqui no CompreRural nós já publicamos várias matérias sobre o desenvolvimento da agricultura no deserto, vale destacar duas:

Vídeo: Arábia Saudita irriga 780.000 hectares no deserto

Arábia Saudita mostra que não existe limites para agricultura

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM